Bolsistas do Campus Muzambinho participam de curso no EQUOESPAÇO

Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 13h19 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 16h04

No dia 08 de janeiro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em parceria com a Associação Filantrópica Gabriel da Silva Carneiro - Centro de Equoterapia e Equitação de Guaxupé, promoveu o Curso Teórico Prático em Terapia Assistida por Animais. O curso foi ministrado por Pedro Cruvinel Fernandes, um dos idealizadores, fundador e responsável pela Associação Filantrópica - EQUOESPAÇO.

Pedro ministrou o curso para aproximadamente 23 pessoas e abordou o papel do Equitador na Equoterapia, o porquê da utilização do cavalo e os tipos de encilhamentos (arrear). Entre os participantes estavam os estudantes, João Francisco de Godoy Costa e Nascimento e Priscila Sueygi Enokida (bolsistas do projeto), do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, servidores da instituição e a comunidade externa envolvida em ações extensionistas.

Raquel Furtado Rosa, estudante do Curso de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho, participou do curso e comentou sobre o enriquecimento profissional e pessoal que teve. De acordo com ela, foi possível compreender os princípios que regem a equoterapia devido o contato que teve com fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais outros profissionais que atuam no EQUOESPAÇO, além de praticantes de idades e patologias diferentes.

Raquel ainda destacou que se sensibilizou ao presenciar o depoimento de praticantes que tiveram uma melhora considerável após o início da equoterapia. “Além disso, tivemos noções básicas de manejo dos animais e de manobras de emergência, além de podermos participar de uma sessão como praticantes”.

Tânia Gonçalves Bueno da Silva, servidora do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, atua na Coordenação Geral de Extensão e explicou que o curso teve o objetivo de capacitar os bolsistas selecionados pelo edital 103/2021, bem como servidores e membros da comunidade externa. “Além dos bolsistas serem orientados pelo nosso professor Marco Aurélio Dessimoni Dias, eles recebem todo apoio de uma equipe de profissionais do EQUOESPAÇO, que atua de forma maravilhosa, dando apoio e assistência para todos as pessoas e famílias atendidas pela terapia assistida”.

Texto: ASCOM
Informações e fotos cedidas por: Tânia Gonçalves Bueno da Silva

registrado em: