Cientista por um dia “Especial Mulheres e Meninas na Ciência/Dia das Mulheres”

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 11h52 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 07h54

9Q6A0399Recebemos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, as cientistas por um dia Priscila Gonçalves Magalhães, Emanuelle Barbara de Oliveira e Maria Eduarda Jacó Martins.

Duas das estudantes são da Escola Estadual Cesário Coimbra de Muzambinho e a terceira estudante é da Escola Estadual Padre Luiz Moreno de Nova Resende, respectivamente.

Em referência ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02) e ao Dia Internacional das Mulheres (08/03), o Campus Muzambinho convidou meninas da região que estivessem cursando o último ano do fundamental ou qualquer ano do ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais, para viverem um dia de cientistas na instituição.

A ideia desta primeira visita foi ser um “Especial Mulheres e Meninas na Ciência/Dia das Mulheres”. Segundo a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, a ideia da iniciativa é aproximar os jovens do ambiente científico, demonstrando tudo que temos na instituição e proporcionando uma vivência prática. Aracele ainda ressaltou que o tema deste primeiro evento foi dado em homenagem às mulheres e que a ideia é incentivar a realização de outros eventos como esse, que tenham temas diferentes.

9Q6A0383Cientista por um dia “Especial Mulheres e Meninas na Ciência/Dia das Mulheres”

Na ocasião, as alunas selecionadas foram recepcionadas com um café da manha seguido por uma apresentação do Campus guiada pela DDE, Aracele Fassbinder.

Depois elas puderam conhecer diferentes laboratórios institucionais como o Laboratório de Microscopia, apresentado pela servidora Caroline de Souza Almeida; o Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft), apresentado pela Diretora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; o Laboratório de Bioquímica e Bromatologia, apresentado por Taís Carolina F. de T. Sartori; e o Laboratório de Biotecnologia e Cultura de Tecidos Vegetais, apresentado por Priscila Pereira Botrel.

Ao final do dia as cientistas por um dia foram levadas para o Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde - CeCaes para uma apresentação dos laboratórios do Centro com o tema "Esporte não é só para meninos e brincadeira aqui é coisa séria" feita pela servidora Lia Polegato Castelan.

Segundo as estudantes Emanuelle Barbara de Oliveira e Priscila Gonçalves Magalhães, elas  foram incentivadas por professores e familiares a participarem do evento.

Ambas declararam que a experiência foi uma oportunidade de conhecerem coisas novas e interessantes que não teriam acesso fora da instituição. Elas ainda destacaram que foi um evento importante para conhecerem professores, vivenciarem a rotina de trabalho de cada área e ampliarem sua visão sobre como é o Campus e como são as aulas.

Em cada laboratório as meninas foram apresentadas à diversas atividades específicas. No Laboratório de Microscopia, com orientação da servidora Caroline, as meninas conheceram um pouco sobre biólogas que se destacaram na ciência e em seguida realizaram uma prática sobre tipagem sanguínea.

No Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação, as meninas criaram seu primeiro programa de computador, aprenderam na prática sobre o que é um algoritmo e conheceram a história de Ada Lovelace, a primeira pessoa a pensar o que hoje conhecemos como programa de computador. Também conversaram com a professora Aracele sobre as possibilidades de carreira para mulheres na área de Ciência da Computação.

No laboratório de Didático de Bioquímica e Bromatologia, elas verificaram se era verdadeiro o conteúdo informado no rótulo de uma amostra de vinagre, através de uma técnica bastante usada na área de alimentos para determinação de concentrações desconhecidas, que é a titulação. Puderam manusear vidrarias, utensílios e reagentes, como verdadeiras cientistas.

No Laboratório de Biotecnologia e Cultura de Tecidos Vegetais elas assistiram uma palestra da docente Priscila Botrel sobre o cultivo in vitro de plantas. Ela também apresentou ex-alunas das áreas de Agrárias e Biológicas que seguiram a vida científica e estão na pós graduação. A professora Priscila ainda deixou uma mensagem de inspiração e depois elas foram para o laboratório conhecer a infraestrutura e fazer uma repicagem e inoculação de plântulas de orquídea em capela de fluxo laminar.

No CeCAES, com apoio da professora Lia e estudantes do campus, as meninas tiveram uma breve experiência na área da saúde, das ciências humanas e da performance humana, passando pelo laboratório de anatomia, de fisiologia e bioquímica e de educação física escolar. Ao final receberam uma auriculoterapia e uma avaliação física completa.

Jovens que queiram participar da iniciativa poderão tirar suas dúvidas pelo e-mail dde@muz.ifsuldeminas.edu.br

TEXTO: ASCOM

IMAGEM: ASCOM e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

registrado em: