Mesa redonda com egressos da Enfermagem marca Encontro do Curso Técnico Subsequente

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 10h46 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 10h46

22.36.33 2Na noite de 17 de maio, o auditório do prédio H recebeu o 7º Encontro de Profissionais e Estudantes da área da saúde do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Em 2023, o tema abordado foi “Avanços e Desafios da Enfermagem”.

Durante o cerimonial de abertura, foi destacado que o Encontro ocorria em comemoração à Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio. O período faz referência a duas personalidades da enfermagem: dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial da Enfermagem, uma homenagem a Florence Nightingale, mãe da Enfermagem Moderna; no dia 20 de maio, o tributo é prestado a Ana Néry, pioneira da enfermagem no Brasil.

A mesa de abertura contou com a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Milene Dias Ferreira Magri, com a Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Fassbinder e o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior.

Em sua fala, o Diretor de Ensino ressaltou a importância do curso Técnico em Enfermagem para o atendimento às demandas locais e regionais. Segundo ele, o evento é palco para reflexões acerca da ação do profissional da saúde e para entender a importância do curso para a transformação social provocada pelo crescimento acadêmico disponibilizado aos estudantes.

“Percebemos como o conhecimento adquirido ao longo da formação do Técnico em Enfermagem promove acessos e oportunidades de desenvolvimento” - Finalizou.

Na ocasião, uma mesa redonda foi montada com egressos do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem. De acordo com Milene, coordenadora do curso, “convidamos 6 profissionais de enfermagem que têm uma trajetória profissional inspiradora e todos são egressos do Curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A proposta foi motivar os estudantes quanto a profissão escolhida, mostrar a eles que a formação no curso abre muitas portas e que muitos são os caminhos que poderão trilhar.” - comentou a professora.

Josiane Aparecida Domingos Gonçalves atua como Técnica em Enfermagem no hospital de Nova Resende, e mencionou que foi um prazer compartilhar com docentes e discentes um pouco de sua trajetória profissional, desde o curso até os dias atuais. De acordo com ela, “podemos ter sim grandes lutas e desafios, mas a vitória e o reconhecimento sempre são maiores!” A mesa redonda contou com a participação dos seguintes egressos: Marcela Souza Nóbrega, Josiane Cerávolo, Pâmela Márcia Bárbara, Ednilson Antônio de Souza, Josiane Aparecida Domingos Gonçalves e Viviane Cristina Domingos Andrade.

Neide Clara Ferreira de Souza, que cursa o terceiro módulo do Curso Técnico em Enfermagem, destacou a importância do Encontro e demonstrou satisfação em “ver que eles superaram os seus desafios da época, como a gente está hoje superando os nossos, e também as alegrias que eles têm no decorrer da sua caminhada dentro da profissão”.

Luciele Aparecida de Souza, representante do primeiro período do Curso Técnico em Enfermagem, comentou que eventos como este “mostram como é a aplicação da enfermagem no dia a dia”. Ela apontou que a presença dos egressos serve como inspiração para os calouros do Curso, pois compartilharam vivências da profissão. “Eu achei muito legal e queria agradecer a todos os envolvidos e parabenizar muito a equipe de coordenação do curso”. - finalizou a estudante.

Após a mesa redonda, os participantes tiveram uma pausa para um coffee break. Na sequência, um vídeo em homenagem à Enfermagem foi apresentado, e o professor Fabrício dos Santos Rita expôs diversas trajetórias inspiradoras dentro da profissão.

O Encontro foi finalizado com uma atividade lúdica, um “Bingo da Enfermagem”. “Os próprios estudantes arrecadaram brindes e foram montadas cartelas com terminologia específica da área da saúde, além de frases motivacionais para a enfermagem” - comentou a professora Milene.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: Egla Vitória Moreira - estudante do Curso Técnico em Enfermagem

registrado em: