Áreas temáticas

Meio ambiente

O planeta Terra dispõe de inúmeros recursos naturais, os quais são essenciais para o desenvolvimento da vida. No entanto, muitos desses recursos, quando submetidos à ação humana - seja de forma direta ou indireta - têm ameaçadas suas disponibilidades, comprometendo a oferta destes valiosos produtos naturais para as futuras gerações. Portanto, o desenvolvimento de nossa sociedade deve ser pautado na sustentabilidade, com consciência e atenção sobre as relações entre práticas antrópicas e conservação da biodiversidade e heterogeneidade ambiental. Tais metas, estabelecidas ao final do século passado, ainda correspondem a um enorme desafio (seja para comunidade científica ou sociedade civil), o qual será superado a partir de debates qualificados sobre o tema, os quais permitirão o acúmulo de experiência e o surgimento de ações inovadoras.


Saúde

Em sentido amplo, saúde deve ser compreendida como importante componente da qualidade de vida. Sob essa óptica, não é um “bem de troca”, mas um “bem comum”, cuja administração deve ser partilhada por todos nós. O acesso à saúde corresponde a um direito social, sendo que os entes integrantes da sociedade civil devem usufruir deste benefício, havendo mobilização dos inúmeros recursos financeiros, tecnológicos e humanos para manutenção e incremento da qualidade de vida em nossa população. Então, faz-se necessário subsidiar discussões sobre Saúde nas inúmeras esferas de nossa sociedade, cujas reflexões oriundas de tais diálogos promovem, em sumo, o exercício da cidadania, com consequências imediatas sobre nossa organização social, política, econômica e cultural.


Educação

Educação engloba um complexo processo caracterizado pela relação ensino-aprendizagem. É um fenômeno observado em qualquer sociedade, responsável pela manutenção e perpetuação desta a partir da transmissão de informações associadas a hábitos culturais, modos de organização social, política e econômica, que, em conjunto, viabilizam a convivência harmônica entre os indivíduos. Nos mais variados espaços de convívio social, a Educação está presente, o que permite ampla discussão sobre o tema, com repercussões positivas.


Biologia animal

Trata-se do ramo das Ciências Biológicas dedicado à investigação e compreensão da vida animal por meio de pesquisas genéticas ou ligadas à fisiologia, anatomia, evolução e ecologia do organismo. Em resumo, estudos em Biologia Animal possibilitam o levantamento e reconhecimento da riqueza e diversidade de espécies da fauna, com impactos sobre atividades e políticas conservacionistas, além de permitir a ampliação de coleções zoológicas e bibliográficas.


 

Botânica

A botânica é a área da biologia que estuda o reino Plantae, ou seja, organismos predominantemente autotróficos, multicelulares e com avançada diferenciação de tecidos. A botânica engloba uma miríade de disciplinas científicas que estudam a morfologia, anatomia, taxonomia, sistemática, doenças, sistemas reprodutivos, desenvolvimento e evolução das plantas.