Página inicial > CEAD > Notícias Gerais > IFSULDEMINAS > Pró-Reitoria de Ensino realiza evento para servidores dos cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentos
INSTITUCIONAL

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 09h38 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 09h49

DSC 0255

Ocorreu na última quarta-feira, dia 21, no Campus Muzambinho, o encontro “Ressignificação do ensino agrícola do IFSULDEMINAS”. O evento, de iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino, contou com a presença dos coordenadores de cursos Técnicos Integrados em Agropecuária e Alimentos, bem como dos coordenadores-gerais de Pesquisa e Produção (CGPP) dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Carmo de Minas, além dos diretores-gerais, diretores de Desenvolvimento de Ensino (DDEs) e coordenadores-gerais de Ensino (CGEs).

O objetivo do evento, segundo o pró-reitor de Ensino, Giovane José, foi o de “ressignificar o conceito de trabalho como princípio educativo”. Ressignificar, explicou Giovane, “não é resgatar o campo de experiência das antigas escolas agrotécnicas, tal como aconteceu; ao contrário, perante os desafios do presente e expectativas do futuro, da agricultura 4.0, por exemplo, ressignificar é revisitar o passado, buscando evidenciar seus erros e acertos, para empreender ações mais assertivas no presente”.

IMG 1838 1Para tanto, o encontro buscou conhecer, ainda segundo o pró-reitor, os procedimentos executados nas aulas práticas dos cursos Técnicos em Agropecuária e Alimentos, bem como os desafios da manutenção das atividades práticas e manutenção dos setores de produção, além de propor iniciativas integradas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação no âmbito das escolas-fazenda.

A abertura do evento contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnolli, que proferiu a palestra “A experiência das Escolas-Fazenda na Rede Federal". O evento promoveu ainda duas mesas de debates, uma com os coordenadores de curso, com o título “Formação profissional: aulas práticas, perfil do egresso e integração com escolas-fazenda”; e outra com os coordenadores-gerais de Pesquisa e Produção, com o título “Escola-Fazenda: enfrentando os desafios da formação técnica e da produção”. Cada campus apresentou a sua experiência, seguida de perguntas e debate entre os participantes. As mesas foram coordenadas, respectivamente, pelos professores Carlos Alberto Machado de Carvalho e professor e pró-reitor de extensão, Cléber Ávila Barbosa.

Por fim, o evento contou com uma oficia de cocriação, com o tema “Estratégias para ressignificar o trabalho como princípio educativo no âmbito das escolas-fazenda”, na qual cada campus participante pode desenvolver um projeto e apresentá-lo aos demais. "Nossa ideia é desenvolver um banco institucional de projetos, criando um link entre Reitoria e campi para implementar, de forma integrada, com eficiência e racionalização de recursos, os melhores projetos", concluiu Giovane.

Texto: Giovane José da Silva, com revisão da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Fotos: Ascom-Campus Muzambinho/IFSULDEMINAS