Dia de Campo: qualidade do leite é promovido pelo GEBIF

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h41 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h41

IMG 5522O Grupo de Estudos em Bovinocultura do Instituto Federal (GEBIF) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu o “Dia de Campo: qualidade do leite”, no dia 17 de junho de 2023, nas instalações do Laboratório de Bovinocultura Leiteira do Campus. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

O principal objetivo desse evento foi promover, através de palestras, a ampliação do conhecimento em torno da bovinocultura da região, que se encontra em destaque como grande fornecedora de renda para a comunidade local. A promoção dessa troca de experiências tem como público-alvo produtores do agronegócio, pecuaristas do gado de corte e do gado de leite e profissionais que atuam nessa área.

A estudante do curso de Medicina Veterinária, Lívia Martins Congiu, integrante do Grupo de Estudos GECA da PUC Minas de Poços de Caldas, disse que o evento contribuiu para a sua formação acadêmica, visto que trouxe mais conhecimento teórico e prático que será repassado para outras pessoas fora do Campus de Muzambinho. Além disso, a discente enfatizou que é “muito bom ver os alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Técnico em Agropecuária ministrando as palestras”, as quais foram, na sua opinião, “enriquecedoras”.

O professor Francisco Helton Sá de Lima, coordenador do GEBIF, também ressaltou pontos positivos do “Dia de Campo: qualidade do leite”, como a sua grande relevância para os diversos públicos envolvidos. “Para a Instituição [IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho], a realização desse evento é importante, pois demonstra o seu compromisso em promover a disseminação de conhecimentos atualizados e relevantes sobre a bovinocultura e a qualidade do leite, fortalecendo a sua imagem como referência na área e atraindo a atenção de estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no tema. Para os membros do GEBIF, esse evento é uma oportunidade de compartilhar e apresentar os resultados de suas pesquisas e estudos, o que contribui para o reconhecimento de seu trabalho, fortalece a interação entre os membros do grupo e estimula a continuidade de pesquisas na área da bovinocultura”.

Somado a isso, o professor reitera a importância do Dia do Campo para os alunos da Instituição, uma vez que eles têm a chance de participar de um evento que complementa a formação acadêmica ao proporcionar contato direto com profissionais, pesquisadores e produtores envolvidos na bovinocultura, permitindo a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “Além desses discentes, alunos de outras instituições também são beneficiados com a realização do evento, já que ela proporciona a troca de experiências e conhecimentos entre diferentes instituições, o que amplia o networking dos participantes, estimula parcerias e possibilita a atualização em relação às pesquisas e práticas adotadas em outros locais”.

A bovinocultura, como um todo, também é beneficiada pelo Dia de Campo. Segundo o professor, “a disseminação de informações sobre qualidade do leite contribui para o aprimoramento dos sistemas de produção, auxiliando os produtores na melhoria da qualidade do produto final. Ademais, ela se beneficia do estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias que possam otimizar a produção leiteira e garantir a sustentabilidade do setor”.

Portanto, de acordo com o professor Francisco, o Dia de Campo sobre qualidade do leite promovido pelo Grupo de Estudos em Bovinocultura possui uma relevância significativa para a instituição, membros do grupo, discentes, alunos de outras instituições e para a bovinocultura como um todo. “O evento contribui para o compartilhamento de conhecimentos, estímulo à pesquisa, interação entre diferentes atores do setor e aprimoramento da produção leiteira”.

Texto: Discente Rodrigo Antonio de Oliveira
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e GEBIF