Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS participa da 3ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 21h04 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 21h07

9406fecb 93e5 4231 b9bc 1194bc6c0bf8O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) enviou 51 representantes para a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu entre os dias 16 e 22 de outubro, em Brasília/DF. Entre a comitiva do Instituto, 30 eram alunos. A Semana, que está em sua terceira edição, contou com a participação de 26 Institutos Federais de todas as regiões do país, que apresentaram projetos de suas instituições.

A abertura do evento teve a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, e da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Além das exposições, o evento também contou com seminários de temas relacionados à educação e apresentações culturais. Muitos projetos eram interativos e os visitantes puderam desenvolver atividades.

voaO reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, destacou a importância do evento para a educação: "Essa semana é um momento importante para ressaltar o papel fundamental da educação profissional e tecnológica no Brasil. O IFSULDEMINAS tem se empenhado em oferecer uma formação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do país. Estamos muito orgulhosos de fazer parte deste evento”.

A participação do IFSULDEMINAS no evento foi coordenada pelo pró-reitor de pesquisa, Carlos Henrique Reinato, que comentou: “Além de dar visibilidade aos projetos da instituição, nossa presença também abriu oportunidades para parcerias com outras instituições, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Também conseguimos iniciar conversas com ministros e deputados para captar recursos via emendas parlamentares ou TEDs com os ministérios”.

Participação dos Estudantes do IFSULDEMINAS

Getúlio Obap 2O estudante Pedro Henrique Galhardi, aluno do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação, compartilhou sua experiência no evento: “Apresentamos com orgulho o nosso projeto da carruagem elétrica. Foi uma experiência enriquecedora, repleta de aprendizado e interação com outros expositores. Ver a reação positiva das pessoas ao nosso trabalho foi extremamente gratificante e nos motivou ainda mais a seguir em frente. Agradecemos a todos que nos apoiaram e acreditaram em nossa visão de um transporte mais sustentável”.

Comitiva reunidaÍtalo Rafael Costa de Mira, estudante do curso de Engenharia Ambiental do Campus Inconfidentes, elencou os pontos positivos de sua participação na feira para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional: “Participar de eventos como este é extremamente importante para o desenvolvimento de networking, soft skills e hard skills”. Ítalo também pontuou que o evento khe proporcionou entender quão rico o país é, por meio dos diversos projetos apresentados no evento. Além disso, ele contou que essa foi sua primeira vez na capital federal, “Estava ansioso para conhecer de fato o local onde ocorre toda a organização política do nosso país”. Ao finalizar, ele citou o apoio do Instituto: “Tudo isso foi possível devido ao suporte que o IFSULDEMINAS me proporcionou, sem o qual não seria possível minha participação”.

PHOTO 2023 10 17 22 54 56Para Amanda Vitoria Gomes Baquero, do curso de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, a experiência foi incrível. Ela também ressaltou sua alegria em representar o IFSULDEMINAS no evento, por meio de um projeto do Polo EMBRAPII. Amanda contou que participa como bolsista do Projeto Terrus Café desde que ele se iniciou. Ela também mencionou o apoio do Instituto: “Estou terminando minha graduação no IF e tenho orgulho em dizer que conquistei muitas coisas por ele e sempre com o apoio de todos: professores e técnicos”.

 

Estande do IFSULDEMINAS

aprendendo com as diferençasA Diretora de Extensão, Michelle Marques, contou que o estande do IFSULDEMINAS foi um dos maiores do evento, e que teve um grande destaque, devido à multidisciplinaridade dos projetos, à interatividade proporcionada e à inovação das ações. O Instituto também realizou oficinas e uma apresentação cultural.

Entre os visitantes do estande, o IFSULDEMINAS contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES do MCTI, Inácio Arruda, da Secretária Executiva do MEC, Izolda Cela, do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, entre outros.

 

Café para os visitantesCafeteria 2

O projeto Workshop de Café do Campus Muzambinho atraiu muitos visitantes e serviu, gratuitamente, 6.500 doses da bebida, sendo 5.000 doses de cappuccino e 1.500 doses de café filtrado e/ou prensado.

Bioimpedância

Foram realizadas 700 avaliações de bioimpedância pelos alunos do curso de Educação Física do Campus Muzambinho.

OBAP

Brega ddr 4Visitantes puderam realizar as provas práticas da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Eles fizeram simulação de inseminação artificial, utilizaram uma máquina adubadora e semeadora e puderam manusear o teodolito, que é um instrumento utilizado na engenharia e topografia para medição de ângulos, tamanho de terrenos e construção de estradas.

Robótica

O projeto "Education 4.0 Challenge ", por meio de robôs feitos de lego, promoveu a interação, inclusive com o público mirim.

Pintura

No laboratório VOA, foi realizada a produção de pinturas de quadros colaborativos, em que cada quadro contou com a participação média de 80 pessoas. Ao final do dia, eram enviadas as imagens finais para os participantes. Dois dos quadros foram doados, um para o secretário Getúlio e outro para a secretária executiva Izolda.

Carruagem elétrica

WhatsApp Image 2023 10 24 at 11.38.49Uma carruagem elétrica do Campus Poços de Caldas ofereceu passeios aos visitantes e serviu de cenário para fotos. O Secretário Inácio Arruda do MCTI realizou um dos passeios, assim como a equipe da sucursal da Globo em Brasília, que produziu uma matéria sobre o projeto.

Brindes para os visitantes

Também foram doados aos visitantes produtos desenvolvidos pelos projetos, como a geleia de vinho e composto orgânico do Programa Transformar Sustentável em parceria com a Receita Federal que utiliza produtos apreendidos, como vinhos e tabaco. Também foram doadas suculentas e húmus de minhoca produzidos pelos usuários das APAEs Sul Mineiras participantes do projeto Aprendendo com as Diferenças, além de canetas, broches, entre outros.

 

Sobre o evento

Com o tema "Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil", a edição reuniu 26 institutos federais, além de outras instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Serviço Social do Comércio (SESC), entre outros.   

Entre os projetos apresentados pelos Institutos Federais, destacam-se tecnologias que aliam a inovação à geração de energia por bicicletas, robótica, realidade virtual, automação, sustentabilidade, inclusão, acessibilidade, astronomia, educação, saúde, entre tantas outras.

A Semana da Educação Profissional e Tecnológica faz parte da programação da 20ª Semana de Ciências e Tecnologia.

Para saber mais sobre a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, acesse este link.

 

Confira a lista completa dos Projetos apresentados pelo IFSULDEMINAS

• Carruagem Elétrica: um retorno ao passado com a tecnologia do futuro

• Transformar Sustentável

• OBAP

• Capacita Sul de Minas

• Jovem Aprendiz - Juventude em Foco

• Jacu Digital: biorreator para fermentação de café natural e cereja descascado

• Projeto Terrus Café: defensivo agrícola e corretivos de solos

• Espaço Maker

• Workshop de Café

• Saúde: avaliação física (com a balança de bioimpedância)

• Aprendendo com as Diferenças

• Laboratório VOA 

• Centro de Validação tecnológica (CVT) - IFSULDEMINAS

• Education 4.0 Challenge e oficina de makers

 Oficinas

• Oficina Arte de Caderno

• Métodos de Extração de Café e Barismo

• Como é feita a classificação dos grãos e a bebida do café?

• Oficina de Arduíno

 Apresentação Cultural

• Cinema Educativo e Projeto Abacaxi de Ouro

 

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS

Colaboração: Michelle Marques e Pâmela Oliveira

Publicado em: 23/20/2023

Para ver mais fotos, clique aqui.

Fim do conteúdo da página