Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto IF Mulheres Digitais realiza entrega de certificados

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 10h09 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 10h11

foto

No dia 19 de dezembro de 2023, aconteceu a entrega de certificados para trinta mulheres concluintes do curso de Formação Continuada “Introdução ao Pensamento Computacional, Informática e Empreendedorismo para Mulheres”.

O curso contou com 20 horas de duração, teve início no dia 14 de novembro de 2023, às terças e quintas das 18 às 20 horas, no laboratório de Informática do CeCAES. Foram abordados temas ligados ao funcionamento do computador, pensamento computacional, uso de ferramentas Google, Canva, dicas de bom comportamento na internet e possibilidades de carreira na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O curso é uma ação do Projeto IF Mulheres Digitais, sob coordenação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, membro do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft).

O Projeto IF Mulheres Digitais é fruto de uma parceria com a Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação do Município de Muzambinho.

A Casa do Empreendedor já realiza um trabalho de capacitação com o público de Muzambinho, principalmente os mais vulneráveis financeiramente. A ideia, por meio do Projeto IF Mulheres Digitais, foi ampliar a atuação da Casa do Empreendedor, buscando ofertar um curso de formação continuada, presencial, relacionado à temática das Tecnologias da Informação e Comunicação e do mundo do trabalho, especialmente para mulheres, tendo como apoio alunas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

O Projeto IF Mulheres Digitais foi aprovado no “Edital Proex 30/2023 - IF Mulher” que buscou, entre outros objetivos, contribuir para as políticas de gênero, de equidade, de inclusão e de ações afirmativas, em favor da diminuição dos problemas sociais e da erradicação da pobreza. O recurso captado, no valor de dez mil reais, foi utilizado para o pagamento de bolsas às estudantes Alice Barros Pereira e Lara Domingos Viana, do curso de Ciência da Computação. Alice e Lara atuaram como monitoras e também na capacitação das participantes. O recurso, além de possibilitar a compra de lanche para as mulheres participantes, também fomentou bolsas de auxílio para aquelas que participaram ativamente no curso de formação continuada, dando subsídios para uma melhoria das condições de vida delas e de suas famílias enquanto estavam nas aulas.

O encerramento, no dia 19/12, contou com a parceira do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A servidora Cleciana Alves de Oliveira Rangel apresentou o núcleo, os serviços realizados, parte das dependências, e destacou a importância das soft e hard skills para o mercado de trabalho, reforçando a importância das mulheres participantes do projeto manterem-se atualizadas em relação às novas tecnologias, mas também buscando desenvolver a inteligência emocional e habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe.

A coordenadora da Casa do Empreendedor, Sueli, destacou a importância da parceria IF-Prefeitura, por meio da Casa do Empreendedor, e fez votos de que o projeto continue em 2024.

Texto: Profa Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

registrado em:
Fim do conteúdo da página