Documentação

Login



Licenciatura em Ciências Biológicas
Sex, 20 de Agosto de 2010 07:56

APRESENTAÇÃO

 

O curso de graduação em Ciências Biológicas é oferecido para alunos que já tenham concluído o Ensino Médio ou outro curso superior. Neste curso o estudante terá acesso aos conhecimentos em relação à imensa diversidade da vida que nos rodeia e a interação dos organismos vivos com o meio que os cercam. A modalidade do curso oferecido no IFSULDEMINAS é a de Licenciatura, onde o biólogo desenvolverá as habilidades e competências para docência. Além desta área de atuação, o biólogo poderá se especializar, depois de concluir seu curso em múltiplas áreas de atuação que destacam-se, em termos de número de profissionais em efetivo exercício, aquelas relacionadas com a criação, manejo e conservação de animais e plantas, ecologia e meio ambiente, biotecnologia, educação, ciências da saúde, incluindo análises clínicas.

Título: Licenciatura em Ciências Biológicas
Duração do curso: 3 anos
Turno: Noturno
Horário: 19h às 23h. Sábado é considerado dia letivo.
Público-alvo: Concluintes do Ensino Médio
Total de vagas: 30



COORDENADOR

isabelNome do coordenador: Isabel Ribeiro do Valle Teixeira

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

 

PERFIL PROFISSIONAL

Os profissionais formados pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Parecer CNE/CES 1.301/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, terão um perfil profissional:

  • Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade;

  • Detentores de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

  • Conscientes da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade e políticas de saúde, tanto no aspecto pedagógico quanto nos aspectos técnicos-científicos;

  • Responsáveis como educadores nos vários contextos de sua atuação profissional, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;

  • Conscientes de sua responsabilidade como educadores, nos vários contextos de atuação profissional;

  • Aptos a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

  • Preparados para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

  • Envolvidos de forma participativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares, não se restringindo à atividade de condução de trabalho pedagógico em sala de aula;

  • Aptos a utilizar metodologias e tecnologias educacionais no processo ensino e aprendizagem, adaptando características e necessidades dos alunos; além de também atuar como um participante do projeto político pedagógico da sua escola, e sua articulação com as famílias e comunidade;

  • Capazes de articular as atividades de ensino e pesquisa com as problemáticas sociais, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e éticos;

  • Hábeis a elaborar e desenvolver projetos pedagógicos com competência;

  • Aptos a utilizar suas habilidades, conhecimentos e procedimentos didáticos para o bom desempenho dos alunos, para uma avaliação coerente e para a administração de medidas de inclusão social;

  • Capazes de vincular teoria e prática no cotidiano das situações didáticas, fazendo sempre quando necessário o uso de novas tecnologias nos diversos âmbitos de ensino;

  • Capazes de buscar, de diversas formas em sua esfera, o seu auto-aperfeiçoamento.

     

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho deste profissional, inclui diversas áreas e subáreas passíveis de sua atuação:

1. Análises Clínicas.

2. Biofísica: Biofísica celular e molecular, Fotobiologia, Magnetismo, Radiobiologia.

3. Biologia Celular.

4. Bioquímica: Bioquímica comparada, Bioquímica de processos fermentativos, Bioquímica de microrganismos, Bioquímica macromolecular, Bioquímica micromolecular, Bioquímica de produtos naturais, Bioenergética, Bromatologia, Enzimologia.

5. Botânica: Botânica aplicada, Botânica econômica, Botânica forense, Anatomia vegetal, Citologia vegetal, Dendrologia, Ecofisiologia vegetal, Embriologia vegetal, Etnobotânica, Biologia reprodutiva, Ficologia, Fisiologia vegetal, Fitogeografia, Fitossanidade, Fitoquímica, Morfologia vegetal, Manejo e conservação da vegetação, Palinologia, Silvicultura, Taxonomia/Sistemática vegetal, Tecnologia de sementes.

6. Ciências Morfológicas: Anatomia humana, Citologia, Embriologia humana, Histologia, Histoquímica, Morfologia.

7. Ecologia: Ecologia aplicada, Ecologia evolutiva, Ecologia humana, Ecologia de ecossistemas, Ecologia de populações, Ecologia da paisagem, Ecologia teórica, Bioclimatologia, Bioespeleologia, Biogeografia, Biogeoquímica, Ecofisiologia, Ecotoxicologia, Etnobiologia, Etologia, Fitossociologia, Legislação ambiental, Limnologia, Manejo e conservação, Meio ambiente, Gestão ambiental.

8. Educação: Educação ambiental, Educação formal, Educação informal, Educação não formal.

9. Ética: Bioética, Ética profissional, Deontologia, Epistemologia.

10. Farmacologia: Farmacologia geral, Farmacologia molecular, Biodisponibilidade, Etnofarmacologia, Farmacognosia, Farmacocinética, Modelagem molecular, Toxicologia.

11. Fisiologia: Fisiologia humana, Fisiologia animal.

12. Genética: Genética animal, Genética do desenvolvimento, Genética forense, Genética humana, Aconselhamento genético, Genética do melhoramento, Genética de microrganismos, Genética molecular, Genética de populações, Genética quantitativa, Genética vegetal, Citogenética, Engenharia genética, Evolução, Imunogenética, Mutagênes e Radiogenética.

13. Imunologia: Imunologia aplicada, Imunologia celular, Imunoquímica.

14. Informática: Bioinformática, Bioestatística, Geoprocessamento.

15. Limnologia.

16. Micologia: Micologia da água, Micologia agrícola, Micologia do ar, Micologia de alimentos, Micologia básica, Micologia do solo, Micologia humana, Micologia animal, Biologia de fungos, Taxonomia/Sistemática de fungos.

17. Microbiologia: Microbiologia de água, Microbiologia agrícola, Microbiologia de alimentos, Microbiologia ambiental, Microbiologia animal, Microbiologia humana, Microbiologia de solo, Biologia de microrganismos, Bacteriologia, Taxonomia/Sistemática de microrganismos, Virologia.

18. Oceanografia: Biologia Marinha (Oceanografia biológica).

19. Paleontologia: Paleobioespeleologia, Paleobotânica, Paleoecologia, Paleoetologia, Paleozoologia.

20. Parasitologia: Parasitologia ambiental, Parasitologia animal, Parasitologia humana, Biologia de parasitos, Patologia, Taxonomia/Sistemática de parasitos, Epidemiologia.

21. Saúde Pública: Biologia sanitária, Saneamento ambiental, Epidemiologia, Ecotoxicologia, Toxicologia.

22. Zoologia: Zoologia aplicada, Zoologia econômica, Zoologia forense, Anatomia animal, Biologia reprodutiva, Citologia e Histologia Animal, Conservação e manejo da fauna, Embriologia animal, Etologia, Etnozoologia, Fisiologia animal/comparada, Controle de vetores e pragas, Taxonomia/Sistemática animal, Zoogeografia.

 

MATRIZ CURRICULAR

A Matriz Curricular é a relação das disciplinas do curso com a respectiva carga horária.