Login



Técnico em Cafeicultura
Sex, 20 de Agosto de 2010 08:14

APRESENTAÇÃO


O curso Técnico em Cafeicultura é oferecido para alunos que tenham concluído ou estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio em concomitância externa. Conjuga metodologias que permitem aos alunos, das mais diversas realidades profissionais e sócio-econômicas, a obtenção de formação técnica qualificada.

Como funciona o curso?

As aulas são disponibilizadas semanalmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, comumente chamado de plataforma, que pode ser acessado pela internet em qualquer lugar do planeta, o que permite ao aluno fazer praticamente tudo de sua casa, no momento que lhe convier.

Os alunos contam ainda com o apoio dos tutores presenciais, que atuam nos polos de apoio presencial e na plataforma, e os tutores a distância, que atuam somente na plataforma, além de professores altamente qualificados e materiais didáticos impressos distribuídos gratuitamente a cada semestre.

Atualmente o curso de cafeicultura é oferecido nos polos de apoio presencial de Boa Esperança, Campo Belo, Campos Gerais, Guaxupé, Ilicínea, Machado, Monte Santo de Minas, Muzambinho e Três Pontas. Por ocasião do processo de seleção, geralmente disponível nos meses de setembro-outubro, o aluno se inscreve para o polo em questão, e é sorteado para aquele polo, independente de onde ele reside.

Não existe freqüência obrigatória ao polo, a não ser em atividades presenciais. No curso de cafeicultura a maioria das atividades é online, tendo o aluno 2 semanas de prazo para enviá-las pela plataforma. Em algumas disciplinas são ministradas provas na atividade presencial, sempre com aviso prévio aos alunos.

A programação das atividades presenciais é disponibilizada com antecedência, sempre no início de cada semestre, marcadas aos sábados e/ou domingos, durante o dia, sendo nossas atividades quase que 100% práticas!

Título: Técnico em Cafeicultura
Duração do curso: Dois anos
Modalidade: A distância
Público-alvo: Ensino médio concluído ou em conclusão.

Conheça nosso corpo docente, clique aqui!


COORDENADORA


Professor Jose Sergio AraujoNome do coordenador: José Sérgio de Araújo

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.







PERFIL PROFISSIONAL


O Curso Técnico em Cafeicultura é um curso do Eixo Recursos Naturais, capacitando profissionais para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas.

Este profissional desenvolve habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico para estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais, como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente.

MERCADO DE TRABALHO


O mercado de trabalho do Técnico em Cafeicultura inclui empresas de produção e consultoria agrícola, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio do agronegócio do café, indústrias de insumos agropecuários, cooperativas e associações. Este profissional participa do planejamento, organização, orientação, execução e monitoramento dos processos de implantação, condução e colheita das lavouras cafeeiras. Atua na pós-colheita, classificação, beneficiamento, industrialização, comercialização, gerenciamento, acompanhamento de sistemas de certificação e controle de qualidade, atividades de extensão e associativismo rural.

MATRIZ CURRICULAR


Conheça a Matriz Curricular do curso, relacionando as disciplinas com a respectiva carga horária.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Curso_Técnico_em_Cafeicultura_a_Distância_atualizada.pdf)Matriz Curricular[ ]55 Kb