Professoras do Campus participam de Livro em homenagem a Paulo Freire

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h41 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h48

PHOTO 2021 02 11 20 34 59No dia 20 de fevereiro será lançado o livro "Paulo Freire e os Direitos Humanos" que conta com capítulos escritos pelas professoras do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Daniela Ferreira Cardoso e Valdirene Pereira Costa.

O livro foi organizado pelo presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH), César Augusto R. Nunes e pelo professor da UNICAMP, José Renato Polli, tendo em vista que em 19 de setembro de 2021 celebra-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira.

O capítulo intitulado “Paulo Freire, intenso no ato de humanizar e de educar” é de autoria da professora Valdirene Pereira Costa. Segundo a professora, "escrever sobre Paulo Freire é algo muito prazeroso, porque traz uma mistura de bons sentimentos e reflexões como, por exemplo, a alegria em lê-lo (novamente e sempre) para continuar a aprender com seus ensinamentos, a esperança, o pensar mais crítico e, sobretudo, a reflexão sobre a importância da prática humanizadora".

Ainda segundo Valdirene, é grande a expectativa para o lançamento virtual do livro que ocorrerá no próximo sábado, dia 20/02/2021, às 15h, pelo canal Virada Reflexiva no YouTube (www.youtube.com/viradareflexiva).

Já o capítulo escrito pela professora Daniela Cardoso, intitulado "Pelo direito (e dever) de escutar Paulo Freire" traz algumas reflexões como: Por que Paulo Freire ainda é tão contemporâneo? Por que tanto ecoa o nome Paulo Freire? A quem?

Segundo a professora, "tal proposta também se volta para os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o intuito de resgatar parte da história desse documento, dos direitos ali expressos e da contribuição do educador pernambucano, declarado patrono da educação brasileira em 2012, pela lei 12.612, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. O capítulo também aborda sobre a inclusão da liberdade como pauta propondo mostrar sentidos rumo a uma educação que permita posicionamentos contrários à realidade posta. Ao idealizar uma proposta pedagógica, Paulo Freire, buscava uma crítica à educação brasileira".

Questionada sobre a importância de Paulo Freire para área de direitos humanos no brasil, Daniela ressaltou que ele "promovia uma educação para uma tomada de consciência, em suas obras podemos compreender que defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. E através do aprendizado de fazer uma “leitura de mundo” que muitos alunos se reconheceram (reconhecem) como sujeitos de direitos. Freire reconhece a necessidade da convivência no processo de educação, de se conhecer e reconhecer-se no outro, quando define que o ser humano é mais do que um ser no mundo, o ser humano se torna uma presença no mundo, com o mundo e com os outros. Presença que, reconhecendo a outra presença como um ‘não-eu’ se reconhece como ‘si própria".

registrado em: