Projeto CAMPO LIMPO arrecada mais de cinco mil vasilhames vazios de agrotóxicos

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 10h30 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 08h26

9Q6A0369Em sua edição de 2022, o projeto CAMPO LIMPO MUZAMBINHO arrecadou 5070 unidades de vasilhames vazios de agrotóxicos utilizados por produtores da região.

Ao todo, foram arrecadados 271,45Kg de vasilhames e, segundo Clóvis de Piza da Emater, o objetivo da iniciativa vai além do descarte devido destes itens. Estão entre os objetivos, "garantir a conscientização dos usuários de agrotóxicos quanto a compra formalizada (nota fiscal, receituário) - armazenamento adequado; quanto a destinação adequada de embalagens na propriedade (não destruir, não jogar no ambiente, não entregar sem comprovante); quanto ao aumento gradativo do controle / exigências no recebimento: notas fiscais, tríplice lavagens, separação por tamanho e tipo entre outros".

Clóvis ainda destacou que, atualmente, a iniciativa conta com a infraestrutura e o transporte do Instituto Federal, com o trabalho da equipe formada pelos profissionais Renato, Isadora, Camila, Edna, Ericson IMA, professores e funcionários do IFSULDEMINAS e Cooxupé, representantes das empresas, entre outros.

De acordo com Clóvis, já foram conquistados dois desafios da ação: a instalação de um posto de recebimento mais acessível ao produtor e a criação do Posto Apamig Guaxupé, que já está em funcionamento. Atualmente, o objetivo dos organizadores é aumentar o número de produtores atingidos. 

O projeto CAMPO LIMPO MUZAMBINHO é organizado pela Emater, Prefeitura Municipal, Inpev/Apamig, IMA e pelo IFSULDEMINAS. A ação ainda contou com o apoio de organizações municipais, Instituições, empresas e da imprensa.

TEXTO: ASCOM com informações de Clóvis de Piza e Renato Monteiro

IMAGENS: ASCOM

registrado em: