Biblioteca Monteiro Lobato

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 15h35 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 14h42

Breve Histórico da Biblioteca

bibliotecaA Biblioteca "Monteiro Lobato", fundada em 01 de março de 1953, atualmente está localizada em um prédio que data da inauguração abril de 2002, situa-se no bairro Morro Preto, Muzambinho/MG e pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. Na sua função de centro dinâmico de recursos para a aprendizagem, centro de informação, lazer e incentivo à leitura, proporciona à comunidade escolar um espaço alternativo à sala de aula, de convivência, participação e criatividade. Também auxilia nas pesquisas e trabalhos científicos.

Estrutura física

biblioteca2A biblioteca está instalada numa área de 713,33 m2, assim distribuída: no hall de entrada se encontram os banheiros e o elevador para portadores de necessidades especiais, no andar inferior conta com um salão de estudos em grupo e uma sala de estudo individual com cabines.

No piso superior localiza-se com o balcão de atendimentos, a sala de computadores, a ilha de pesquisa do acervo, a sala do acervo com exemplares técnicos-científicos, literaturas diversas, obras de referência, periódicos e jornais. Os materiais multimídia (CDs e DVDs) se encontram armazenados na sala de acervo inativo.

Política de atualização e expansão ao acervo

A política para aquisição e desenvolvimento de acervos é voltada para a manutenção e atualização dos acervos da Biblioteca. A coleção da Biblioteca visa a atender as necessidades geradas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus, e toda a informação é adquirida em diversos suportes como livros, periódicos, DVDs e CD-ROMs (multimeios), bases de dados nacionais e internacionais. A seleção consiste em avaliar a coleção já existente; estar em conformidade com a qualidade do acervo; adequar as capacidades e necessidades e interesse dos usuários.

A atualização do acervo é feita constantemente procurando sempre manter o acervo atualizado. As aquisições são feitas de acordo com as bibliografias básicas e complementares do PPC. A conservação do acervo se dá por meio de higienização periódica e restauro das obras danificadas. E também por meio das diretrizes para desbastamento o descarte do acervo.

Política de Informatização do Acervo

O acervo de livros e serviços da biblioteca estão parcialmente informatizados, sendo que em 2014 adotou-se o Sistema Gerenciador Bibliográfico Pergamum, onde o acervo está sendo cadastrado nesse novo sistema, procurando melhor atender as demandas da Biblioteca e dos usuários. Permitindo, assim, fácil suporte e evolução dos recursos, além de garantir agilidade e qualidade nos serviços de processamento técnico do material bibliográfico e de referência. O sistema permite a catalogação cooperativa, importação de registros em formato MARC, controles estatísticos com relatórios, empréstimos, devoluções, renovações, reserva de materiais via Internet.

Descrição das Formas de acesso

A biblioteca fica aberta de segunda-feira a sexta-feira de 7h às 22h30.

O acervo da biblioteca é aberto, de livre acesso às estantes. As obras estão arranjadas por assunto de acordo com Classificação Decimal Dewey (CDD), por autor segundo a tabela (PHA) e catalogado de forma descritiva, conforme o Anglo Americano (AACR2). Para consulta ao acervo, a biblioteca disponibiliza aos usuários terminal de consulta local e via internet.

Para o empréstimo domiciliar de materiais é permitido para alunos devidamente matriculados, o empréstimo de até 5 materiais por 7 dias seguidos. Para professores, servidores e terceirizados o empréstimo é de até 10 materiais por 15 dias seguidos.

Serviços Prestados aos Usuários

Para melhor atendimento aos usuários, a Biblioteca procura inovar seus serviços sempre
oferecendo o melhor em questão de qualidade, tais como:

• Auxílio na pesquisa do acervo local;
• Acesso à internet;
• Acesso a internet sem fio (Wireless);
• Divulgação de novas aquisições;
• Empréstimo entre Bibliotecas (EEB);
• Acesso à “Biblioteca Virtual Pearson”;
• Catálogo online;
• Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos (ABNT);
• Catalogação na fonte;
• Levantamento bibliográfico;
• Periódicos CAPES;
• Acesso à bases de dados;
• Serviços de Malotes (atende as solicitações de obras que não constam no acervo);
• Empréstimos, devoluções, renovações e reservas.

Parcerias e Convênios

• Catálogo Coletivo Nacional (CCN)
• Portal de Periódicos da CAPES
• Biblioteca Nacional
• Sistema de Bibliotecas Pergamum

Acervo

O Acervo da biblioteca cobre as diversas áreas do conhecimento, composto por livros, periódicos, folhetos, obras de referência, multimeios (CD, DVDs), dissertações e teses.

Além dos livros físicos no acervo, a biblioteca disponibiliza ao usuário o acesso à Plataforma Biblioteca Virtual Pearson, com acesso online simultâneo, com um acervo de mais de 8000 títulos com conteúdo técnico e científico.
Também é disponibilizado ao usuário o serviço de empréstimos entre bibliotecas da Rede de Bibliotecas do IFSULDEMINAS, sendo possível solicitar aos demais campi empréstimos de obras que não possui no acervo da Biblioteca.
Assim como, para acesso a mais periódicos, o usuário também tem acesso ao Portal de Periódicos Capes, por meio de login e senha.