Palestra e minicurso são realizados em celebração ao dia Mundial da Água

Publicado: Sábado, 20 de Março de 2021, 00h17 | Última atualização em Sábado, 20 de Março de 2021, 00h19

WhatsApp Image 2021 03 18 at 15.42.20Nos dias 22 e 24 de março serão realizados dois eventos com o objetivo de celebrar dia Mundial da Água.

No dia 22, ás 19h, o tema debatido será "Água e mudanças climáticas" e contará com a participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Drª Marília Carvalho, da professora da UFRPE, Drª. Werônica Meira Souza, do professor da UNIARARAS, Dr. Aloisio Calsoni Bozzani e do professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Dr. Fabrício dos Santos.

No dia 24, às 16h, será realizado um minicurso sobre "Revitalização de Córregos e Nascentes", ministrado pelo professor do Instituto Agronômico de Campinas - IACUNESP, Dr. Afonso Peche.

PHOTO 2021 03 18 13 56 31Segundo o coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Dr. Claudiomir da Silva Santos, e o coordenador do curso Técnico em Vigilância em Saúde, Dr. Fabrício dos Santos,  "no dia 22 de março comemora-se o dia Mundial da Água. Especialmente em 2021, foi proposto pela UN-Wather o tema “Valorizando a Água” como forma de reflexão sobre a temática".

Eles ressaltaram que esses eventos são importantes porque a água é essencial para a vida. "No entendimento de que a agua é um bem de domínio público, um recurso natural limitado e dotado de valor econômico, tal iniciativa é direcionada à conscientização e sensibilização sobre a importância desse elemento vital para o planeta e consequentemente para a qualidade de vida da população".

Ainda segundo os coordenadores, "envolver a sociedade acadêmica, científica e civil é fundamental para empoderar e construir estratégias de preservação e manutenção da estrutura ecológica responsável pela disponibilidade desse recurso. Em tempos de pandemia, no contexto ambiental, a vivência do isolamento social, as restrições de deslocamentos e as medidas de higienização apontam para o enfrentamento da justiça social e da igualdade entre povos, além de evidenciar principalmente o direito de todos ao acesso à água potável".

registrado em: