Campus e Prefeitura firmam termo para criação de Centro de Reabilitação Pós-COVID-19

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 13h46 | Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 16h05

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e Prefeitura firmam termo de cooperação para criação de Centro de Reabilitação Pós-COVID-19

DSC 0417

Na tarde de quarta-feira, 30 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - e a Prefeitura Municipal, na ocasião representados pelo Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza e Prefeito Paulo Sérgio Magalhães, assinaram o termo de cooperação que prevê a implantação do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19, localizado nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES).

A iniciativa foi idealizada pelo próprio Diretor-Geral, que possui graduação em fisioterapia, e aos poucos foi sendo estruturada, organizada e viabilizada junto ao corpo docente dos Cursos Superiores de Educação Física, com apoio do Curso Técnico em Enfermagem, fisioterapeutas da cidade e Secretaria de Saúde de Muzambinho.

A parceria visa ao aproveitamento do uso dos equipamentos de avaliação física disponíveis em conjunto com serviço fisioterapêutico, a prescrição de exercícios físicos na reabilitação de pacientes e assistência às pessoas que apresentem sequelas cardiorrespiratórias, musculares e funcionais em decorrência da COVID-19.

A previsão é que o Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 comece a operar em meados de julho unindo esforços do Campus Muzambinho e da Prefeitura Municipal. Antes de iniciar o tratamento e a melhoria de sua condição de saúde, as pessoas de Muzambinho que foram afetadas pela COVID-19 e tiveram sintomas serão contactadas para triagem em função de seu quadro clínico, para início das avaliações e reabilitação. DSC 0370

O grupo de docentes do Campus Muzambinho que integra os trabalhos do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 tem desenvolvido pesquisas científicas sobre o impacto do exercício físico regular na prevenção e recuperação das sequelas que podem ocorrer em pacientes após a infecção pela COVID-19. Com a implantação do Centro de Reabilitação, o Campus Muzambinho deverá proporcionar aos seus estudantes da área da saúde a ampliação no processo de ensino/aprendizagem no tripé institucional envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão.

DSC 0406Renato explica que o Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 tem como metas a “construção sistemática de protocolos de avaliação e atendimento com exercícios físicos para pessoas já acometidas pela doença e que são enquadradas no recém chamado quadro de Síndrome pós-COVID-19. Já existem evidências de prejuízo respiratório e principalmente muscular como: fadiga aos pequenos esforços impactando o paciente pós-COVID mesmo após 4 meses do quadro inicial. Esse prejuízo funcional impacta diretamente a qualidade de vida dessas pessoas. Como já são muitas pessoas acometidas pela doença, entendemos que a oferta deste serviço de saúde será mais uma importante ação de enfrentamento à COVID-19 do IFSULDEMINAS.”

O Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 contará com apoio de diversos professores dos Cursos Superiores de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e, também, do Curso Técnico em Enfermagem: Januária Andrea Souza Rezende, Daniela Gomes Martins Bueno, Denis Bueno da Silva, Elisangela Silva, Lia Polegato Castelan, Milene Dias Ferreira Magri, Natercia Taveira Carvalhaes Dias, Priscila Missaki Nakamura e Wagner Zeferino de Freitas.

O Prefeito Municipal de Muzambinho, Paulo Sérgio Magalhães, destaca que a proposta beneficiará a população da cidade. De acordo com o prefeito, a parceria entre a Prefeitura Municipal e o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho trata de um elo que tem impacto positivo para a saúde da população muzambinhense no contexto de enfrentamento à COVID-19, com o pensamento adiante sobre a recuperação das pessoas que estejam com sequelas dessa doença.

Para mais informações procure o PSF do seu bairro.

 

Treinamento dos fisioterapeutas para reabilitação de pacientes Pós-COVID-19

061 29 1O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - sediou o treinamento “Circuito de atualização em reabilitação pós-COVID” promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG). O treinamento presencial seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção contra a propagação da COVID-19 e recebeu fisioterapeutas de Muzambinho e região.

A ação teve como objetivo capacitar fisioterapeutas que atuam ou atuarão com pacientes que tiveram o novo coronavírus. O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - participou do treinamento e abordou a importância de tal ação para a eficácia do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19. “Estamos honrados com a passagem do Circuito de atualização em reabilitação pós-COVID do CREFITO/MG em nossa cidade e principalmente tendo o Campus Muzambinho como sede desta capacitação. A capacitação com aquilo que há de mais atualizado em termos de reabilitação dos pacientes com COVID-19 é garantia de eficiência no restabelecimento pleno dessas pessoas ao seu cotidiano de vida. Ao somar ações e esforços de enfrentamento em todas as nossas possibilidades de atuação institucional permitimos de maneira mais segura e célere, inclusive o tão desejado retorno à presencialidade.” 061 10 1

061 2 1Para o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, o objetivo do treinamento é “aperfeiçoar ainda mais a qualidade assistencial de fisioterapeutas, nivelando o conhecimento para que a população tenha acesso ao que há de mais moderno e atual entre a comunidade científica, promovendo a melhora do quadro clínico do paciente e uma consequente minimização de sequelas”. Anderson também enfatizou a relevância da participação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho em unir forças com o CREFITO e com a Gestão municipal. “A contribuição que o Instituto Federal está dando no enfrentamento à COVID-19 aqui em Muzambinho e microrregião é imprescindível, é uma condição ímpar que vai fazer diferença.”, finalizou.

O presidente do CREFITO-4 MG salientou que “ao capacitar fisioterapeutas, beneficiamos a sociedade. Com profissionais qualificados, melhoramos o atendimento ao paciente que tanto necessita do cuidado. São eles que tratam do paciente com COVID em todas as etapas da doença, que vai desde a internação, na intubação, quando necessária, até o período de reabilitação.”

Texto e fotos: ASCOM