Estudante do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é destaque no atletismo

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 13h36 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 07h51

Estudante do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é destaque no atletismo

julioEstudante de Bacharelado em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Júlio César Nadalete Nogueira vem ganhando destaque na cena do atletismo.

Aos 20 anos de idade, o aluno já acumula uma série de conquistas neste esporte que, segundo ele, tem o poder de mudar vidas e contribuir com a construção de hábitos saudáveis.

A trajetória de Júlio começou há cerca de quatro anos, e o interesse pelo Campus Muzambinho e o curso de Educação Física foi justamente por conta das corridas de rua promovidas por esta unidade. Hoje, aluno do Campus, Júlio conta que conciliar os treinos e os estudos não é simples, mas enxerga com otimismo os resultados que a educação pode lhe trazer.
“[...] acredito que meus estudos no Instituto Federal terão grande importância para minha profissionalização no futuro, com o belo ensino que eles oferecem através de grandes profissionais” - revelou.

A consistência, a fé e a dedicação diária são alguns dos traços que o atleta apontou como fundamentais para o bom desempenho na rotina e nas competições.
“[...] por mais que seja difícil, eu sempre tenho em mente que, sem esforço e dedicação, eu não irei vencer e superar meus obstáculos; Mas, com muita disciplina e Deus abençoando, eu faço tudo isso, e sem falhar nenhum dia”.

Para se preparar para as competições, Júlio encara uma rotina de treinos em dois períodos, podendo chegar a 22 km percorridos diariamente. O atleta revelou ter predileção pelas modalidades de 5km, 15km e, especialmente, 10km, mas que não vê empecilhos em competir em modalidades distintas.

julio recepcaoJúlio relembra com carinho a primeira conquista em uma competição, dia que ele categoriza como tendo sido o mais importante da sua vida, pois, até então, não havia encontrado acolhimento e abertura em outros esportes durante a época escolar.

A pandemia foi outro obstáculo, uma vez que competições foram canceladas. No entanto, Júlio revelou ter mantido o foco nos treinos, mesmo quando outros atletas se ausentaram ou desanimaram. O esforço valeu a pena: com a retomada de algumas competições, Júlio já conquistou, apenas no último mês, o resultado de campeão-geral em duas oportunidades, ocasiões em que também obteve suas melhores marcas.

O atleta também se orgulha de ter obtido o 2º lugar em uma competição em São Sebastião do Paraíso, ficando a apenas 9 segundos do atleta profissional Ivamar de Oliveira, apontado como uma referência dentro do esporte. foto competicao

De acordo com o Professor Antônio Sérgio Maritan, Supervisor Esportivo no Campus Muzambinho, "a partir do momento em que um atleta se torna federado e começa a disputar provas do circuito nacional - e se obtiver boas classificações - poderá ser convocado para a Seleção Brasileira. O Júlio é um rapaz dedicado que vem treinando forte e com acompanhamento profissional bastante competente, então acredito tenha condições de brigar por esta vaga no futuro".

Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, Docente do Campus e orientador da Cooperativa - Escola dos alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho ressalta que um dos objetivos da COOPAM é apoiar seus cooperados em projetos como este. Desta forma, Júlio recebe apoio da entidade no âmbito das inscrições e logística para as competições. Para Lucas, "o Júlio é um aluno com grandes perspectivas no atletismo, tem se empenhado bastante, e os resultados vêm aparecendo por meio das medalhas e troféus que tem ganhado".

Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, acrescentou que “ter um estudante com potencial de atleta é algo que nos enche de orgulho. Podemos perceber o impacto que a responsabilidade com o treinamento, a sensação de vitória e a superação tem sobre a vida do estudante. Como professor do Julio, percebo o nítido engajamento dele em buscar a compreensão da área da Educação Física para aplicação destes conhecimentos em sua própria rotina de treinos. Além disso, nossa instituição tem profissionais, condições e ferramentas técnicas para avaliar e ajustar o treinamento dele”.

Para aqueles que pretendem começar no atletismo, Júlio deixou uma palavra de incentivo. Ao se referir ao esporte, o estudante enfatizou que “ele salva , ele acalma, ele nos oferece muitos benefícios [...] por isso digo que o esporte não só oferece saúde, mas bons hábitos, rotina saudável e boa Alimentação".

Texto: ASCOM do Campus Muzambinho
Fotos: Acervo pessoal do atleta

recepcao julio

Da esquerda para a direita: Renato Aparecido de Souza, Júlio César Nadalete Nogueira e Antônio Sérgio Maritan