Página inicial > Eventos > Notícias Gerais > IFSULDEMINAS > Projeto do Campus Muzambinho é finalista da FEBRACE 2021

Projeto do Campus Muzambinho é finalista da FEBRACE 2021

Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 15h29 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 15h29

Conheça os trabalhos científicos e vote no seu favorito para que ele seja premiado

febrace logo“Você tem ideias criativas e quer impactar o mundo?” Com essa pergunta, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021) convidou estudantes do 8° ou 9° Ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou do Ensino Técnico, de todo o país, para submeterem projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharia.

No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, enviados por mais de 4 mil estudantes, diretamente ou por meio de uma das 75 feiras afiliadas. Um total de 345 projetos foram aprovados em todo o Brasil, apenas 22 em Minas Gerais.

Dois projetos de estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão entre os finalistas da FEBRACE 2021. São eles:

Na categoria Ciências Exatas e da Terra, o Campus Muzambinho disputa com “Um método baseado em aprendizado de máquina para previsão da produção de refeições em restaurantes universitários, do estudante Yuri Donizete Claudino de Faria Santos, com Diego Saqui (orientador) e Paulo César dos Santos (coorientador). Clique na imagem abaixo para acessar a página do projeto na FEBRACE.

muzambinho febrace

Já na área de Ciências Humanas, o Campus Avançado Carmo de Minas concorre com “A Bioética, os alimentos transgênicos (OGMS) e a rotulagem”, da aluna Laura Helena Bortolo Tipett, com Andresa Fabiana Batista Guimarães (orientadora) e Lilian Vanessa Silva (coorientadora). Clique na imagem abaixo para acessar a página do projeto na FEBRACE.

carmo

Mostra de Finalistas

Os projetos finalistas estão expostos na Mostra Virtual da FEBRACE, aberta para a visitação gratuita até o dia 26 de março. No dia seguinte, ocorre, às 15h, a Cerimônia de Premiação, que será transmitida no Canal da FEBRACE no Youtube

Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê de Seleção e pelo Comitê de Revisão Científica, que escolherão os destaques da Feira baseados nos seguintes critérios: criatividade e inovação da pesquisa, conhecimento científico do problema, maneira como foram levantados os dados, como foi conduzida a pesquisa, metodologia empregada, profundidade da pesquisa e clareza de apresentação.

Prêmio Votação Popular

Também haverá premiação por voto popular para os projetos. Qualquer pessoa pode votar, basta estar logado na rede social Facebook, clicar nas imagens acima (nesta reportagem) que encaminham para a página dos projetos do IFSULDEMINAS na plataforma virtual da FEBRACE e clicar no botão azul "Curtir", que fica logo abaixo da animação em vídeo. A votação já está aberta e pode ser feita até às 14 hs do dia 29/03/2021.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE é a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, um movimento contínuo para estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. Ela é realizada anualmente pela Escola Politécnica da USP desde 2003.

A Plataforma Virtual deste ano é interativa. No hall de entrada, os visitantes poderão acessar, em um mesmo espaço, todas as atividades da FEBRACE. Poderão assistir palestras e lives; visitar a mostra dos projetos, votar no preferido e deixar comentários; conhecer os estandes dos patrocinadores e até tirar foto para guardar de recordação.

Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba mais sobre a 19ª edição acessando o site do evento.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 17/03/2021