Campus amplia a oferta de notebooks para alunos do ensino remoto

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h36 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h39

at 14.15.18 4O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - tem buscado estratégias para atender as necessidades do corpo discente desde o início das atividades remotas, adotadas em virtude da pandemia causada pela COVID - 19. Netbooks, notebooks e tablets foram emprestados para os alunos, considerando o aumento da demanda, uma nova ação de empréstimo foi alinhada com o Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI.

O Campus Muzambinho recebeu o restante dos equipamentos que faltava para atingir 100% da demanda dos alunos que solicitaram auxílio no ensino remoto no 1º semestre. Os alunos receberão as máquinas com todos programas necessários instalados. O NTI, com a missão de apoiar as demandas institucionais com o suporte tecnológico, tem trabalhado para que, neste período em que a tecnologia da informação é amplamente utilizada pela comunidade acadêmica, o fornecimento de serviços e suporte técnico aconteça de maneira rápida e eficiente. O coordenador do setor, Rogério Barroso, explica que “as necessidades institucionais estão sendo supridas e o suporte técnico especializado atende às dúvidas dos alunos e professores.”at 14.15.18 2

Sob a orientação da Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, diversos funcionários e setores estão envolvidos com a logística da ação, tais como: Diretoria de Ensino - DEn, Diretoria de Administração e Planejamento - DAP, Setor de Orientação Educacional - SOE, Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando - CGAE, Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI, Setor de Transporte. A professora explica que os primeiros empréstimos foram “com os próprios laptops existentes no Campus, os quais eram usados como apoio a projetos de extensão junto à sociedade e escolas parceiras.”

Michele Placedino Andrade Botelho explica que “o público-alvo para recebimento deste auxílio são os alunos que estão impossibilitados de acompanhar ou encontrando muita dificuldade de acessar à plataforma, por exemplo, por utilizar computadores emprestados ou até mesmo em virtude do próprio computador ter quebrado e não ter conserto”, explica a técnica educacional do SOE.

Segundo Michele, o levantamento das informações básicas relacionadas às condições de acesso a tecnologia por parte dos estudantes foi fundamental para que a inclusão digital acontecesse e para que, assim, fosse possível a continuidade às atividades escolares de maneira remota. Segundo a pedagoga Giovanna Maria Abrantes Carvas, “sabemos que muitas dificuldades ainda persistem, mas reconhecemos que fechamos o primeiro semestre com muitos avanços. Oferecer o recurso notebook/tablet nos permitiu seguir em frente com a proposta do Ensino Remoto Emergencial.”

1º semestre

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - disponibilizou para empréstimo, durante o 1º semestre de 2020, 117 netbooks e 13 tablets para o corpo discente. O levantamento da demanda foi realizado por meio do “Formulário para registro de dificuldade de acesso à internet fora do Campus” disponibilizado no site institucional. Com as respostas em mãos, o SOE entrou em contato com os alunos. A demanda continuou a ser levantada via SOE, CGAE - Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando, secretarias de curso, professores, líderes, mediadores, colegas de turma e, também, pela procura voluntária do aluno.

O 1º semestre foi finalizado com uma lista de espera com 57 alunos. Com a nova remessa de notebooks, a demanda será totalmente sanada. Os alunos contemplados são acompanhados pela equipe SOE.at 14.15.18 7

Empréstimo

A logística do empréstimo é realizada pelo SOE. Ao coletar todos os dados necessários para que o Termo de Empréstimo seja formalizado, o computador passa por manutenção no NTI, para que o mesmo posso atender às necessidades de cada aluno. Em alguns casos, alunos devolveram os equipamentos por terem obtido acesso à plataforma de outras maneiras, como por exemplo, adquirido uma máquina.

O período de empréstimo será prorrogado enquanto as atividades remotas forem mantidas pelo Campus Muzambinho. O Setor do Transporte recebe os equipamentos e entrega na casa dos alunos, quando necessário, eles são transportados pelo Correio. O NTI fornece o suporte necessário para que os alunos possam utilizar os equipamentos em suas casas.

Alunos atendidos

No primeiro semestre de 2020, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho atendeu 146 alunos, sendo eles, 58 dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e 88 estudantes dos cursos Superiores e Subsequentes. Neste 2º semestre, a lista de espera com 57 estudantes será sanada e o objetivo é atender as necessidades dos ingressantes na instituição.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: