Psicóloga do Instituto realiza encontros virtuais de orientação profissional

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 15h56 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 15h59

capaDesde o dia 14 de outubro a psicóloga do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Grasiane Cristina da Silva, tem realizado encontros virtuais para orientação profissional dos alunos pelo projeto *Bate-Papo com Profissionais*.

Está e uma iniciativa do Serviço de Psicologia da Orientação Educacional direcionada para os estudantes do 3º ano do ensino médio. Não é necessária inscrição prévia e o convite é enviado nos grupos das turmas na semana de cada encontro.

As atividades do grupo tiveram início com 4 encontros online para trabalhar questões de autoconhecimento, mundo do trabalho e para discutir fatores que influenciam na escolha profissional. Agora estão sendo realizados encontros sobre as profissões e, após esta fase, ocorrerá mais um evento de encerramento e um encontro com cada participante.

Segundo Grasiane, o objetivo do trabalho é "estimular o autoconhecimento dos participantes, promover reflexões a respeito do mundo do trabalho e fatores envolvidos no processo de escolha profissional, instrumentalizando os estudantes para que possam fazer escolhas conscientes, diminuindo assim o sofrimento inerente a esta fase".

O *Bate-Papo com Profissionais* visa oferecer momentos que propiciem o conhecimento acerca das profissões, suas áreas de trabalho e práticas de atuação, desmistificando mitos e estereótipos.

A escolha das profissões trabalhadas foi feita a partir do interesse dos participantes do grupo e, ao todo serão realizados 7 encontros com profissionais das áreas de Medicina (realizado em 14/10); Jornalismo/Publicidade e Propaganda (15/10); Administração e Marketing (19/10); Terapia Ocupacional (26/10); Psicologia (28/10); Odontologia (data ainda indefinida) e Engenharia /Ciência dos Alimentos (data ainda indefinida).

Grasiane ressaltou que no encontro sobre Medicina, os convidados foram a Médica Isabela Pereira de Sousa (médica de saúde da família do PSF que atende à população da Zona Rural do Município de Cássia) e o médico Edson Luiz de Lima (médico da IFSULDEMINAS, médico assistente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e do setor de Cardiologia e Ecocardiografia Pediátrica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio - Universidade do Vale do Sapucaí).

Já no encontro de Jornalismo/ Publicidade e Propaganda conversamos com Tatiana de Carvalho Duarte (Jornalista IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho), Cláudio Vieira da Silva ( Publicitário e Programador Visual do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho) e Ana Carolina Negrão Leite Ribeiro (Jornalista - Portal da Cidade de Guaxupé).

Todos encontros estão sendo gravados e a ideia da psicóloga é, futuramente, reunir essas palestras em uma plataforma acessível a todos os alunos.

registrado em: