Vagas Ociosas

Divulgado resultado final e a convocação para a 1ª chamada do processo de transferência

Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 15h11 | Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 09h35

Acompanhe as atualizações sobre processo de transferência interna e externa, reingresso, obtenção de novo título

São mais de 550 vagas, espalhadas entre 4 campi, para  27 cursos de graduação

Edital 52/2021:  Resultado final e a convocação para a 1ª chamada - publicado em 14/04

Comunicado sobre resultado final - publicado em 12/04

Link para Resultado Parcial (por campus) - publicado em 08/04

- Link para Resultado Parcial (por campus)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o resultado parcial do processo seletivo para preencher as vagas ociosas em cursos de graduação na instituição por meio de Transferência Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso.

Os candidatos constando como "Indeferido" poderão apresentar recurso pelo formulário on-line https://forms.gle/yBoUxcYdww8Wu2Fr5Para isso,devem incluir toda a documentação faltante. O prazo para recurso é do dia 08/04 até às 18h do dia 09/04/2021.

Atualizado em 08/04/2021

IFSULDEMINAS abre processo de transferência interna e externa, reingresso, obtenção de novo título

São mais de 550 vagas, espalhadas entre 4 campi, para  27 cursos de graduação

Link para a página do edital 52/2021

Quadro de vagas

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para o preenchimento de vagas ociosas em Cursos de Graduação do IFSULDEMINAS nos campi  de Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Pouso Alegre, a serem preenchidas por meio de Transferência Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021. No total, são disponibilizadas 552 vagas,  que podem ser observadas por meio deste link.

Inscrição

Para todos os campi que ofertam vagas, o candidato poderá realizar apenas uma inscrição por campus, não sendo possível a realização de mais de uma inscrição por candidato. Já no ato da inscrição, o aluno deverá definir o período e o curso pretendido, sem a possibilidade de inscrever-se em mais de um curso ou mais de um período, ainda que no mesmo curso.

Assim, o interessado poderá realizar a inscrição por meio deste Formulário Eletrônico, onde responderão às perguntas apresentadas e poderão inserir os arquivos digitalizados com a documentação necessária.

Desta forma, considerando a PANDEMIA e as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, não haverá inscrições presencialmente nos campi. Dúvidas na realização da inscrição devem ser encaminhadas para o email vestibular@ifsuldeminas.edu.br

Requisitos

Transferência Interna: modalidade destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de qualquer campus do IFSULDEMINAS, cuja formação seja a mesma (cursos de área e formação iguais, ofertados em campi diferentes) ou em área “AFIM” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem e não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

-Transferência Externa: modalidade destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior ou com matrícula trancada, em curso de graduação de Instituição de Ensino Superior, igual ou de área “AFIM” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem e não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

Requisitos para Obtenção de Novo Título: modalidade destinada a portadores de diploma de graduação autorizada/credenciada pelo MEC, ou ser diplomado em curso superior de instituição estrangeira, cujo diploma seja reconhecido pelo MEC.

Reingresso: modalidade destinada ao candidato que teve sua matrícula cancelada ou trancada, na qual o acadêmico solicita formalmente a sua readmissão como aluno regular. Neste processo o candidato deverá cumprir todos os requisitos constantes na Resolução CONSUP 69/2017.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo constará de uma única etapa de análise documental, levando em conta os seguintes critérios:

a) Compatibilidade de Matriz Curricular - eliminatório;

Obs.: A compatibilidade curricular será analisada em conformidade com o disposto na Resolução Normativa 28/2011 e Resolução 69/2017 do IFSULDEMINAS.

b) Análise do Histórico Escolar (Observando-se a média geral das disciplinas compatíveis) - Classificatório.

Resultado Final

A classificação final dos candidatos estará disponível no site de cada campus conforme datas definidas no cronograma. Assim, os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula obrigatoriamente de forma on-line, respeitadas as datas informadas no cronograma deste edital.

Caso o candidato não possua meios tecnológicos para realizar a matrícula de forma online, deverá encaminhar um email para vestibular@ifsuldeminas.edu.br solicitando o agendamento para entrega presencial da documentação da matrícula, agendamento que será feito dentro dos dias especificados para cada chamada.

Data/Período

Período de Inscrições