C.A. Vital Brazil promove VIII Encontro de Biologia

Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 17h03 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 17h13

Teve início nesta quarta-feira (01/09) o VIII Encontro de Biologia, organizado pelo Centro Acadêmico Vital Brazil, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento, que é tradicional para os estudantes do curso, se encerra nesta sexta-feira (03/09), e a grade de programação conta com minicursos, palestras e apresentações orais de trabalhos submetidos.

O primeiro dia de evento foi marcado pela palestra “Escolhi Biologia! Quais as minhas opções?” conduzido pelo ex-professor do curso, Thiago Elias da Silva. Na oportunidade, os alunos receberam orientações sobre as diversas áreas em que o biólogo pode atuar após a formação.

Em seguida, aconteceu a palestra “Observando o céu e Construindo Conhecimento” com o professor Ramachrisna Teixeira (USP), que trouxe reflexões sobre astronomia.

Por fim, ocorreram dois minicursos: o primeiro com o tema “Controle biológico com o uso de Nematóides Entomopatogênicos”, ministrado por Ruth Andrade Baía, mestranda em ecologia pela UFV e outro com o tema “Ecofisiologia em répteis e anfíbios: estratégias, variações e adaptações metabólicas para conquistar ambientes extremos”, ministrado por Marjoriane de Amaral, doutoranda em fisiologia pela UFRGS.

Com sua segunda edição planejada para realização remota, o evento vem atraindo participantes de diversas localidades, o que indica o potencial e necessidade de adaptação dos eventos para ambiente virtual em função da pandemia da COVID-19. “É preciso ter consciência da importância dos eventos para a formação dos alunos. Nós do Centro Acadêmico sabemos disso pois a partir de uma palestra ou minicurso podem sair outros projetos e parcerias com instituições vizinhas” ressalta Carla C. Barbosa Dias, atual presidente do Centro Acadêmico Vital Brazil do curso de Ciências Biológicas.

“Eu acredito muito nessa formação do cientista e na divulgação da ciência, então sempre que eu posso eu vou, eu faço. Eu gosto de fazer esse tipo de divulgação porque é muito importante, ainda mais no nosso país, no estado que a gente está vivendo hoje da
ciência e dessa privação do conhecimento científico” complementa a palestrante Marjoriane de Amaral sobre a necessidade de se fazer ciência e a divulgação científica para a sociedade.

O evento continua nos dias 02/09 e 03/09 com palestras via canal de Youtube do Centro Academico Vital Brazil (CLIQUE AQUI).

Confira a PROGRAMAÇÃO.

VIII Encontro de Biologia PROGRAMACAO