Podcast FalaMuz é a nova atração do Campus Muzambinho

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 15h26 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 16h12

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify

banner falamuzO podcast FalaMuz é a novidade do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A atração estreia nesta sexta-feira, às 17 horas, no site muz.ifsuldeminas.edu.br. Trata-se de um novo canal para propagar as atividades institucionais que são desenvolvidas no meio acadêmico.

Com dinamismo e descontração, Tatiana Duarte e Fernando Dias comandam a atração. Tatiana é jornalista do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e aborda que o objetivo do programa é atingir a comunidade interna e externa da Instituição promovendo conteúdos ligados à educação, ciência e tecnologia. De acordo com ela, é um desafio atuar com um público tão extenso e com tantas variáveis, como a idade e realidade sociocultural, por exemplo. “Atuamos sempre com transparência e objetividade. Por isso, temos diferentes canais de comunicação como: o site oficial, redes sociais, canal no YouTube, entre outros, e, continuamos na busca de novos meios.”

A jornalista aponta que o FalaMuz ampliará a divulgação do conhecimento cultural e científico desenvolvido no Campus Muzambinho, de forma leve, irreverente, descontraída e sem jargões científicos. “A ideia é simplificar a comunicação e levar conteúdo de qualidade para além dos muros da nossa Instituição.” at 15.36.08

Fernando, técnico em audiovisual do Campus Muzambinho, completa a dupla de mediadores do podcast e cuida também da produção do programa. O profissional explica que podcasts têm se destacado como eficientes formatos de comunicação, porque, por meio do áudio, entregam a informação de forma simples, acessível, e podem ser ouvidos quando e onde quiser via sites e aplicativos agregadores de conteúdo. “Além disso, instiga a imaginação do ouvinte quanto à composição do cenário em que a narrativa acontece, sendo assim, enriquecido individualmente por cada mente receptiva.”, conclui.

Tatiana reforça que a interatividade da equipe de comunicação é um ponto importante para o desenvolvimento do FalaMuz. “A união de toda equipe transforma projetos simples em verdadeiros objetivos de vida. Levar conhecimento científico a todos os públicos é uma das principais missões do IFSULDEMINAS, e fazemos isso com muita satisfação.”

Primeiro Episódio

O primeiro episódio conta com a participação do professor Damione Damito, que atua como podcaster, youtuber e empreendedor. Durante o bate-papo, os três discorrem sobre a importância do podcast no ambiente educacional.

Damione comanda um dos mais renomados podcasts brasileiros na área da educação e, de acordo com Tatiana, orientou e ajudou a consolidar os fundamentos da nova atração. “Foi uma ajuda essencial. Então, ao definirmos que nosso primeiro tema deveria ser a apresentação do formato podcast, concluímos que o próprio Damione seria ideal para conversar conosco.”

Durante o primeiro episódio, pontos relevantes sobre podcast são abordados, assim como o passo a passo para criação do mesmo, Tema relevante para alunos e professores que pretendam usar esse tipo de canal para mediar conteúdos educativos.

at 15.32.32

Participe

O FalaMuz abordará os temas que envolvem o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o e-mail da Assessoria de Comunicação - comunicacao@muz.ifsuldeminas.edu.br.

site falamuz

Texto e fotos: ASCOM