Lives: Pesquisa

IFSULDEMINAS promove lives sobre temas relacionados à Pesquisa

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 07h28 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 15h17

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), por meio da Coordenadoria-Geral de Pós-Graduação, promove um ciclo de palestras on-line sobre temas ligados à Pesquisa. Serão realizados encontros virtuais nas próximas três quintas-feiras, dias 17 e 24/09 e 1º/10, que abordarão o uso de animais em pesquisas, a pesquisa com seres humanos e a utilização da Plataforma Lattes, respectivamente.

As lives serão transmitidas pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube e, posteriormente, o material ficará disponibilizado numa playlist específica. O acesso a elas é livre para todos os públicos. "As lives foram pensadas para a comunidade interna e externa. Isto porque os pesquisadores envolvem, na maioria de seus projetos, discentes e colaboradores externos, que necessitam entender e conhecer alguns procedimentos a serem adotados em pesquisas com seres humanos e animais. É neste mesmo sentido que a live sobre currículo Lattes está sendo elaborada, como forma de facilitar para todos que necessitam preencher a plataforma”, explicou a servidora Eunice Cristina da Silva da Coordenadoria Geral de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.

A ação on-line foi a forma encontrada pelo Instituto para seguir com a programação montada pela PPPI para continuamente disponibilizar espaços de discussão da Pesquisa na instituição. Antes da pandemia do Coronavírus, havia a proposta de levar aos campi, presencialmente, as temáticas. “Há uma demanda sobre os assuntos. Desta forma, estas lives foram escolhidas no intuito de auxiliar a todos que fazem pesquisa, seja elucidando um pouco mais sobre a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IFSULDEMINAS, seja orientando sobre o correto preenchimento do currículo Lattes na plataforma. Durante a explanação dos palestrantes, o chat ficará disponível para dúvidas e considerações, promovendo assim o diálogo", apontou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira.

Para assistir às lives basta que o interessado acesse o link clicando nas imagens abaixo.

live leticia

#01 - "CEUA: O que e pra quem?" -  Quinta-feira, dia 17/09, às 16hs

Apresentação do histórico da CEUA/IFSULDEMINAS e de sua atual composição, abordando: quais servidores necessitam submeter seus projetos à CEUA/IFSULDEMINAS; se trabalhos de outras instituições podem ser submetidos a nossa CEUA; se nossos trabalhos podem ser submetidos em outras CEUAs; como deve ser o processo de submissão; e o que fazer no caso de não cumprimento das recomendações da CEUA.
Perguntas podem ser enviadas, antecipadamente, à palestrante por este formulário on-line.

Palestrante: Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IFSULDEMINAS, Letícia G. de Morais Amaral. Ela é graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Produção e Nutrição de Monogástricos e docente do IFSULDEMINAS - Campus Machado.

live heloisa

#02 - "A importância do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos" - Quinta-feira, dia 24/09, às 19hs

Serão abordados a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e os Comitês de Éticas em Pesquisa:  o que são; suas funções; o que é avaliado em um protocolo de pesquisa; e como submeter um projeto neles.

Palestrante: Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFSULDEMINAS, Heloísa Gimenes Faria. Ela é doutora em Ciências pela EERP-USP e docente do Curso de Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Passos.
______________________________________________________________________________________________________________________

live juliano

#03 - "Os conceitos básicos da Plataforma Lattes: como cadastrar e atualizar seu currículo Lattes" - Quinta-feira, dia 01º/10, às 19hs

Esta live abordará o cadastro de currículos na Plataforma Lattes e o seu objetivo, bem como a inserção e atualização de dados básicos de identificação, formação, atuação profissional, desenvolvimento de projetos, produção bibliográfica, participação e organização em eventos, orientações e bancas de trabalho de conclusão.

Palestrante: Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSULDEMINAS - Campus Passos, Juliano de Souza Caliari. Ele é doutor em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do IFSULDEMINAS - Campus Passos

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 10/09/2020