Institucional

Abertas as inscrições para os minicursos da 8ª Feira de Estágios e Empregos

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 14h09 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 11h02

Edição virtual acontece em 14 e 15/10 e terá painel com mais de 170 vagas de trabalho

- Acesse a página da Feira aqui!

Nos dias 14 e 15 de outubro, ocorre a 8ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS. Nesta edição, o evento tradicionalmente itinerante, montado a cada ano em um dos campi do IFSULDEMINAS, sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão (Proex), será, pela primeira vez, virtual, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, e ficará hospedado no portal institucional.

O público em geral poderá participar, de forma gratuita, necessitando apenas fazer o cadastro on-line, que liberará o acesso à página da Feira (link disponível no início da matéria e no banner).

Apesar da versão digital, a Feira mantém a proposta de aproximar estudantes e egressos do mercado de trabalho, com a exibição de um Painel com mais de 170 vagas de estágio, trainee e emprego abertas pelas empresas parceiras do evento (confira como acessar o Painel no final da matéria); além da realização de diversos minicursos e palestras, como afirmou o coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios, Alexandro Henrique da Silva. “É um evento de grande porte e muito bem conceituado junto às empresas e ao público. Mesmo em sua versão on-line, atende ao objetivo de oportunizar aos visitantes ofertas de emprego, estágios, capacitação, orientação profissional e ações de cidadania, incentivando o cidadão a buscar o desenvolvimento profissional, por meio de metodologias inovadoras, dentro de uma visão de inclusão, tendo o direito ao trabalho como um valor inegável da cidadania”.

Palestras

A programação contará com duas palestras, que trazem temas de vanguarda, como empreendedorismo e trabalhabilidade. Às 9 hs do dia 14/10, o facilitador de processos criativos, Dudu Obregon, explica como atitudes empreendedoras são vitais para uma carreira meteórica. E no dia 15/10, também às 9 hs, é a vez do pesquisador e consultor João Bonomo apresentar o conceito trabalhabilidade e linká-lo ao empreendedorismo. 

As palestras serão transmitidas, ao vivo, pela TVIFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube (os links serão divulgados em breve).

live abertura live encerramento

Minicursos

Serão ofertados, nos dois dias de evento, um total de 15 minicursos on-line gratuitos, com diversas temáticas e especialistas (confira nas imagens abaixo). Cada um terá duração de 1 hora e 50 vagas disponíveis. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e devem ser realizadas antecipadamente, no período de 5 a 9/10, por meio de link (clique aqui para se inscrever nos minicursos).

Os minicursos serão oferecidos por meio do aplicativo Google Meet. Para participar, o interessado deverá fazer login utilizando, obrigatoriamente, e-mail do Gmail ou e-mail institucional do IFSULDEMINAS.

minicursos 14 minicursos 15

Expositores

feira parceirosA 8ª Feira de Estágios e Empregos contará com a participação de mais de 30 empresas e instituições dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, de diferentes ramos de atuação, tais como: agropecuário, logístico, alimentício, educacional, recursos humanos, automotivo, industrial, dentre outros.

O tradicional Pavilhão de Exposição, onde ocorre a visita aos estandes montados por empresas e instituições parceiras do IFSULDEMINAS, foi adaptado. O espaço físico ideal para divulgar a marca, ampliar a rede de contatos, receber currículos e pré-selecionar e entrevistar candidatos foi trocado pelo endereço das empresas na internet, onde o visitante poderá navegar pelos menus e conhecer as áreas de atuação, os negócios de cada uma delas, além de ser direcionado para o setor de Recursos Humanos, quando houver interesse em enviar seu currículo.

No site da 8ª Feira de Estágios e Empregos também haverá um Painel de Vagas, onde o visitante poderá se candidatar às oportunidades e ter seu currículo cadastrado para seleções futuras (link em construção).

Resultados

Desde que começou a ser realizada, já foram mais de 350 contratos de estágios e de trabalho fechados durante a Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS ou, posteriormente, por causa da formação de um banco de currículos. Segundo o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, esses números mostram a consolidação da Feira como espaço gerador de oportunidades. “As empresas perceberam o quanto é oportuno estarem conosco. Por isso, a cada ano, chegam mais parceiros. Eles sabem que vão encontrar em nosso quadro de alunos e egressos, pessoas capacitadas para o trabalho”.

Texto: Ascom/Reitoria
Data: 24/09/2020