IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebe 31 toneladas de tabaco da Receita Federal, para produção de adubo

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 09h30 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 07h31

Em uma parceria da Receita Federal e Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), aproximadamente 31 toneladas de tabaco estão sendo transformadas em adubo no Campus Muzambinho. Nos dias 17 e 19 de novembro, 16 toneladas do produto apreendido foram descarregadas no Campus. Na última quarta-feira, 02 de dezembro, a carga transportada para as dependências da instituição foi de cerca de 15 toneladas.

t 10.19.10

O material foi apreendido pela Receita Federal em operações de fiscalização e seria utilizado para a fabricação clandestina de cigarros. A fim de descaracterizar a carga, conforme previsto em legislação, a Receita Federal firmou a parceria com o IFSULDEMINAS. Assim, o tabaco torna-se um dos componentes para a fabricação de adubo. O manejo da carga é supervisionado por uma comissão da Receita Federal, especialmente designada para acompanhar a descarga e mistura dos componentes. O processo de compostagem dura de 90 a 120 dias e, após esse período, o composto orgânico será utilizado nas áreas de cultivo da Fazenda Escola do Campus Muzambinho.

O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal, Michel Lopes Teodoro, destaca o grande impacto ambiental dessa ação: “estamos dando uma destinação sustentável a algo que seria utilizado na fabricação de cigarros, que são nocivos à saúde. Essa parceria transforma materiais contrabandeados em produtos benéficos à comunidade e ao meio ambiente”. Michel explicou que esse é um projeto inicial que deverá ser ampliado em breve. Em um segundo momento, a Receita Federal destinará cigarros ao Instituto Federal que, também, serão destruídos por descaracterização, transformando-se em adubo.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, “é mais uma parceria de sucesso entre os órgãos federais. Onde se via problema, com um material como o fumo, de difícil descarte, daremos solução, com seu reaproveitamento em áreas agricultáveis, dentro do setor produtivo do Campus Muzambinho e de outros campi. Agradecemos à Receita pela confiança e desejamos novos projetos em benefício da sociedade”.

O servidor Rubens Marcelo Castro acompanhou a descaracterização do material apreendido. Ele atua na Coordenadoria Geral de Produção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e explica que o processo de compostagem ao adicionar o fumo aumentará a qualidade do composto orgânico final.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: