2º Encontro com Prefeitos

2º Encontro com Prefeitos do IFSULDEMINAS reúne representantes de mais de 40 cidades de forma on-line

Publicado: Quinta, 18 de Março de 2021, 16h53 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 16h53

representantes do ifsuldeminasNa manhã desta quinta-feira, 18 de março, ocorreu o 2º Encontro com Prefeitos, organizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A gestão do Instituto se reuniu de forma on-line com os chefes e representantes do Executivo de mais de 40 municípios do sul do estado mineiro e do leste paulista para discutir projetos e parcerias no âmbito da educação,  extensão e  sustentabilidade. O encontro foi transmitido pela TVIFSULDEMINAS, o canal da instituição no Youtube, e está disponível e aberto ao público em geral.

Em sua fala de abertura, o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, ressaltou a importância do permanente diálogo, estreitamento de relações e criação e renovação de parcerias entre o Instituto e as prefeituras para promover o desenvolvimento regional sustentável. O gestor reafirmou o compromisso e o interesse da instituição em suprir as demandas latentes e específicas dos municípios por meio da oferta de cursos, de projetos sociais e de sustentabilidade.

Na sequência, os pró-reitores de Ensino e de Extensão do IFSULDEMINAS, Giovane José da Silva e Cleber Ávila Barbosa, respectivamente, apresentaram a estrutura e o leque de serviços e produtos já existentes e em formatação na instituição e que podem ser disponibilizados com a formalização de parcerias. O pró-reitor de Ensino enfatizou os impactos positivos que o trabalho em conjunto com o IFSULDEMINAS pode gerar nas gestões municipais. "O município ganha mais oportunidades para os seus cidadãos de oferta educacional. Ele atende também as demandas do arranjo produtivo local, tanto do comércio, como da indústria, agropecuária e setor de serviços, e os interesses dos cidadãos. Além disso, as parcerias devem elevar os índices de escolaridade da população e os indicadores educacionais municipais com a formação e capacitação de professores. Ainda, dará visibilidade ao município, tendo uma instituição federal na cidade, que oferece educação de qualidade, gratuita e inclusiva", pontuou.

Projetos na área do Ensinoparcerias

- Programa de Apoio à Educação a Distância (PROEaD)

Cursos on-line gratuitos diversos como Técnico em Informática, Fruticultura, Cafeicultura etc.

- Pós-Graduações

Diversas ofertas, inclusive em Docência em EPT, que atende especificamente a necessidade de formar professores para atuarem na Educação Profissional e Tecnológica, um dos eixos formativos criados na Reforma do Ensino Médio.

- Escola Virtual do Trabalho

Em formatação para  2022, trata-se da oferta de cursos de especialização técnica (profissionalização), de curta duração (3 a 6 meses), em diversas áreas.

- Escola Virtual do Saber

Capacitações rápidas para profissionais normalistas, como, por exemplo, de secretariado escolar e de especialização técnica em educação especial.

Projetos na área da Extensão

cursos ficEixo 1 - Cursos de curta duração (FIC):


- Programa Novos Caminhos

Foram abertas 15 mil vagas em capacitações diversas on-line, em pactuações do IFSULDEMINAS junto aos Ministérios da Educação e do Turismo.

- Programa Mulheres Mil

Capacitações, em parceria com Cras e associações, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, buscando sua autonomia e empregabilidade.

- Programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA-FIC

Cursos em formatação que serão oferecidos no 2º semestre de 2021 para apenados.

- Programa Capacita Sul de Minas

Cerca de 70 cidades receberão, no 2º semestre de 2021 e em 2022, cursos rápidos, de 40 horas, com formação bem específica como, por exemplo, de manicure, pedreiro, com o apoio de caminhões laboratórios que servirão de suporte e levar questões relacionadas ao empreendedorismo e inovação.

- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Há cinco anos, o IFSULDEMINAS capacita agentes de escolas municipais e estaduais na execução dos recursos do PNAE.

- Curso de Licitação e Contratos

Oferta atualmente aberta. Curso de 80 horas, realizado nos meses de abril e maio de 2021, para servidores da área de Licitações e Contrato, com 200 vagas disponíveis. Para mais informações e incrição, acesse aqui.


Eixo 2 - Programas Sociais
projetos sociais- Programa Aprendendo com as Diferenças

Criado para promover a inclusão social de alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região, por meio de atividades laborais com o suporte de estudantes e servidores do IFSULDEMINAS. Juntas, as unidades do IFSULDEMINAS atenderam, em 2019, 525 pessoas ligadas a 22 Apaes do Sul de Minas.

- Equoperapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O Campus Machado foi pioneiro no IFSULDEMINAS na prática da equoterapia. Entretanto, os Campi Inconfidentes e Muzambinho estão em processo de implantação da prática, prevista para ser concluída até meados de 2022. A estrutura beneficiou, até 2019, mais de 200 pessoas, entre idosos, adultos e crianças da comunidade regional. Mais de 3 mil sessões de equoterapia foram realizadas no período.

- Programa Expedição IFSULDEMINAS

Durante uma semana das férias de julho, estudantes e servidores do IFSULDEMINAS vão para municípios parceiros realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Eles atuam em diversas áreas, como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras. As prefeituras que recebem o Expedição oferecem hospedagem e alimentação para as equipes e,em contrapartida, o IFSULDEMINAS arca com o planejamento e execução das ações demandadas pelo poder municipal.

- Programa de Incentivo e Apoio à Docência (PIBID)

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Enquanto os licenciandos aprendem na prática, os professores da rede pública recebem apoio e suporte em suas atividades em sala de aula ou em ambiente remoto.

Eixo 3 - Programas de Apoio a Setores Produtivos


estágio e trainee- Programa IF Mais Empreendedor

Estudantes do Instituto, supervisionados por docentes, atuam junto à comunidade regional, oferecendo consultoria gratuita e especializada a empreendedores sul mineiros. Entre as consultorias, citam-se: para o desenvolvimento de sites, vendas on-line, marketing.

- Empresas Juniores (EJ)

Há cerca de 20 EJs no IFSULDEMINAS. Elas atuam em diversas áreas prestando serviços à comunidade, enquanto seus integrantes, estudantes de graduação, recebem orientação de docentes e aplicam a teoria na prática, gerando e transferindo conhecimento para a sociedade.

- Trainee e estágios

O IFSULDEMINAS possui atualmente 30 mil estudantes matriculados nos mais diversos níveis de ensino, que em breve entrarão ou retornarão ao mercado de trabalho, capacitados. Ações com a Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS oportuniza aos visitantes ofertas de emprego, estágios, capacitação, orientação profissional e ações de cidadania.

- Residência Agrícola

Estudantes bolsistas fazem residência em empresas do ramo agropecuário.

- Jovem Aprendiz

O IFSULDEMINAS oportuniza a empregabilidade do estudante e as empresas de médio e grande porte cumprem sua obrigação legal de preencher seus quadros com vagas destinadas a esse público. 

Sustentabilidade

O último tema abordado durante o evento foi a Sustentabilidade. O servidor do IFSULDEMINAS Paulo Roberto Ceccon, juntamente com o coordenador do plano Conservador da Mantiqueira, Paulo Henrique Pereira, explicaram como as prefeituras podem aderir ao projeto que visa, principalmente, promover a capacitação de gestores municipais para fortalecer programas e projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção de bens e serviços ambientais.

Por fim, foi disponibilizado aos participantes um formulário para que as prefeituras manifestem interesse nas ações apresentadas e, a partir daí, formalizem parcerias com o IFSULDEMINAS para a oferta dos produtos e serviços neste ano e em 2022.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 18/03/2021