IFSULDEMINAS abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos. Participe até 30/06

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 09h45 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 09h46

O IFSULDEMINAS quer a sua opnião para a publicação de dados em formato aberto!

Consulta disponível de 23/06/2021 a 30/06/2021

dadosgovbrO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos até 30 de junho de 2021.

A consulta pública tem por objetivo viabilizar meios de participação social para que a comunidade acadêmica, servidores públicos, o setor privado, sociedade civil organizada, imprensa e  toda a sociedade em geral informem quais são as bases de dados do IFSULDEMINAS mais relevantes que deveriam ser disponibilizadas em formato aberto.

Quais bases de dados você gostaria que fossem publicadas em formato aberto? 

Participe da consulta pública pelo link 

O que são Dados Abertos?

Sem notar, é possível que em algum momento de sua vida você possa ter utilizado dados abertos, pois, com o advento do mundo digital muitos dados passaram a ser disponíveis. Assim, dados abertos são informações públicas ou privadas, disponíveis para que possam ser livremente acessadas, utilizadas, modificadas e compartilhadas. (Adaptado: Open Knowledge).

Na realidade do IFSULDEMINAS, como acontece?

Na esteira do movimento de modernização da gestão pública, A Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, trouxe em seus objetivos a transparência ativa. Isso quer dizer que todo cidadão deve ter acesso à informação, sem a necessidade de  requerer formalmente  à Instituição. A lei,  em seu artigo 8º, § 3º, também já mencionava que a informação deveria ser fornecida em formato aberto.

Em 2016 o Governo Federal Instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal, por meio do Decreto 8.777/2016, que estabelece os padrões e os procedimentos necessários para a abertura de dados no âmbito das Instituições do poder Executivo Federal, neste caso, o IFSULDEMINAS.

Para atender aos objetivos elencados no artigo art. 1º do Decreto, o Plano de Dados abertos foi definido no Artigo 9, determinando que todos os órgãos do Governo Federal devem criar o seu Plano de Abertura de Dados para orientar as ações de abertura de dados na Instituição.

O Plano de Dados do IFSULDEMINAS

Em julho de 2018 o IFSULDEMINAS publicou seu 1º Plano de Dados Abertos (PDA), disponível na seção de transparência ativa de seu portal na internet, com o objetivo de promover a abertura de dados do IF, visando ao aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade, bem como a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma a dar o maior suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e ao controle social.

Assista ao vídeo e entenda sobre a importância dos dados abertos.

Acesse o link do plano de dados abertos do IFSULDEMINAS

Dúvidas, entrar em contato pelo e-mail:  chefedegabinete@ifsuldeminas.edu.br

Texto: Gabinete  (com base no Plano de Dados Abertos/ Ascom Reitoria IFSULDEMINAS)
Texto: 22/06/2021 
registrado em: ,