Mobilidade virtual

Divulgado resultado final da chamada destinada à mobilidade virtual para a Colômbia

Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 09h32 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h33

Edital foi destinado a estudantes de graduação correspondente às áreas correlatas do programa de disciplina

Edital 99/2021Resultado Final - publicado em 23/06/2021

Cópia de Cópia de Edital Modelo Banner300x200 1

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI), abre inscrições para alunos de cursos superiores que queiram se candidatar para o programa de Mobilidade Virtual para o segundo semestre de 2021, na Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano (UTADEO) - Colômbia.  As áreas correlatas do programa de disciplina correspondentes podem ser conferidas clicando aqui.

Quem pode se inscrever?

Alunos regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS correspondente às áreas propostas nos programas apresentados no anexo I e que tenha coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item ELIMINATÓRIO) e estar matriculado a partir do terceiro período do seu curso de graduação atual. É desejável que o candidato tenha conhecimento básico acerca da língua espanhola.

Sobre as vagas

Não há um número específico de vagas para as disciplinas oferecidas pela UTADEO, entretanto, a homologação da participação ao estudante do IFSULDEMINAS será condicionada à emissão da Carta de Aceite por parte da universidade estrangeira.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas de 07 a 21 de junho de 2021 por meio deste formulário eletrônico. O candidato interessado poderá se inscrever em até duas disciplinas, desde que tenha autorização formal da Coordenação do Curso ou Colegiado de Curso, uma vez que ele permanecerá cursando a disciplina referente ao semestre no IFSULDEMINAS. Outras infomações sobre a mobilidade do candidato poderá conferir no item 7 do edital.

Evento Data
Período de inscrição  07 a 21/06/2021
Toda divulgação do edital e dos resultados serão realizadas através da página da CGRI

Duvidas poderão ser enviadas para a Coordenadoria Geral de Relações Internacionais
por meio deste e-mail: mobilidade@ifsuldeminas.edu.br

Depoimentos de quem fez Intercâmbio Virtual

2021 06 10Desde 2020, o IFSULDEMINAS oferece intercâmbio virtual. Assim, no mesmo ano, a estudante de Ciências Biológicas do Campus Inconfidentes, Karen Eduarda Barbosa, foi selecionada e estudou virtualmente as disciplinas de Inmunologia e Inmunogenética pela Universidad Nacional del Noroeste de Buenos Aires - UNNOBA. "A experiência, ainda que virtual, é gratificante, e pensando nas aulas, realização de trabalhos e horas de estudo, vejo o quanto acrescentou sobretudo na minha linha de pesquisa. Atualmente, comecei a desenvolver e publicar trabalhos ancorados na área, retomando as coisas que aprendi enquanto cursei a disciplina". Relata a estudante.

imageJá em 2021, a aluna Ana Júlia Costa, do curso de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho, participou do intercâmbio virtual na Universidad De Ciencias Aplicadas Y Ambientales - UDCA , Bogotá/Colômbia. "Mesmo de forma virtual tenho certeza que tenha acrescentado bastante para mim, não só pela matéria, mas também pelas pessoas que conheci. No começo achei que a minha maior dificuldade seria a língua, que é uma coisa que eu não tenho muita experiência, mas foi melhor do que eu imaginava; o professor se esforçava o máximo para me entender é sempre tirar minhas dúvidas. Agradeço ao IF e também a UDCA, espero que na próxima possamos estar dando um outro ponto de vista, de maneira presencial, mas de qualquer forma recomendo muito a experiência", disse.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 08/06/2021