IFSULDEMINAS realiza doação de álcool 70% na feira livre de Muzambinho

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h30 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 15h49

Na manhã de sábado, 10 de julho, servidores do Campus Muzambinho e da Reitoria se reuniram na Praça Pedro de Alcântara Magalhães para atuarem em uma ação de utilidade pública: A doação de 1.500 litros de álcool 70%. O projeto institucional itinerante da Reitoria resultou na doação de álcool em gel, álcool líquido e máscaras para a população e feirantes do município.

Os feirantes receberam até 5 litros de álcool 70% cada, com opção de escolherem entre o gel ou líquido. Já cada cidadão pôde receber até um litro de álcool em gel ou líquido. A produção do material é fruto de uma parceria com a Receita Federal, que doou ao IFSULDEMINAS bebidas etílicas apreendidas em suas operações. Os campi de Inconfidentes e Machado fazem o processamento transformando o insumo em álcool 70%, importante produto usado no enfrentamento contra a COVID - 19.
IMG 9649

O Reitor do IFSULDEMINAS, o professor Marcelo Bregagnoli, esteve presente na ação e destacou que a instituição recebeu aproximadamente 200 mil litros de bebidas apreendidas pela Receita Federal, o que gerará em torno de 60 mil litros de álcool 70%. A produção é utilizada pelo próprio Instituto, bem como distribuído para instituições como hospitais e asilos, forças de segurança, bombeiros e também para a população em geral. De acordo com o Reitor, aproximadamente 20 mil litros serão doados na ação itinerante em cerca de 30 municípios do Sul de Minas Gerais. “A gente vai além do ensino, pesquisa e extensão. Colocamos o valor público nas nossas ações. Nesse momento de pandemia, em que as pessoas estão carentes e necessitadas, é uma obrigação do serviço público, da instituição pública, efetivar algo além de sua missão rotineira.” - acrescentou.

Também participou da ação o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, que auxiliou na distribuição do álcool 70% para os feirantes. “Ações desta natureza estreitam os laços da nossa instituição com a nossa comunidade”.

O Diretor-Geral aproveitou a oportunidade para conversar com a população sobre a recente inauguração do Centro de Reabilitação Pós COVID - 19, que funciona no CeCAES (Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde) em parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho.

IMG 9669O feirante João Lúcio Targa, que possui barraca há mais de 28 anos, produz as próprias hortaliças e terceiriza as frutas comercializadas em seu negócio. João explica que, mesmo lidando com o público, dinheiro e viajando por diversas cidades com seu caminhão, nem ele e nem sua equipe foram contaminados pelo coronavírus. Ele acredita que o álcool em gel tem auxiliado na prevenção de todos e sente-se muito satisfeito com a doação recebida do IFSULDEMINAS.

“A gente já vem fazendo a higienização e já temos álcool em gel na barraca, mas isso [doação de álcool 70%] dá um suporte maior pra gente enfrentar de maneira mais saudável, estando mais firmes para enfrentar a pandemia", completou.

Roseli Aparecida da Silva e Nilza dos Santos atuam como feirantes e possuem barracas em Muzambinho. Roseli está à frente dos negócios do pai, que há mais de 30 anos participa da feira livre. Nilza assumiu há quase dois anos uma tradicional barraca de produtos da Juréia. Ambas utilizarão a doação do álcool 70% para uso próprio e também para que seus clientes façam a higienização das mãos.

A Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física, professora Daniela Gomes Martins Bueno, que participou da ação recebendo cadastros para retirada do álcool, explicou que a ação gerou comoção positiva. “As pessoas estão chegando aqui e ficando gratas pela oportunidade de ter acesso ao álcool e ainda escolher entre o em gel ou líquido. É a oportunidade que a gente tem de estar mais próximo das pessoas e trazer um pouco de alento", destacou.

Professoras do Curso Técnico em Enfermagem também participaram da ação realizando atendimento e fornecendo orientações de saúde à população. Para Milene Dias Ferreira Magri, Coordenadora do curso de Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, "a gente precisa levar orientação de saúde para a população. A ideia da ação da Enfermagem é aferir a pressão arterial e oximetria de pulso, que é quando a gente avalia a saturação de oxigênio. Nós também damos orientações sobre a importância da vacina, de tomar a segunda dose, a questão de manter o uso de máscara e o distanciamento social, mesmo após ter tomado as vacinas", enfatizou.

O IFSULDEMINAS - Reitoria realizou a doação de álcool 70% para os feirantes e população de Muzambinho, Ouro Fino e Pouso Alegre. A próxima cidade a receber será Inconfidentes e o planejamento visa a distribuição para aproximadamente 30 municípios do Sul de Minas.

IMG 9790

Texto e fotos: ASCOM