Colaboração entre alunos do IFSULDEMINAS e IFES garante 2º lugar no Coffeethon 2021

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 08h38 | Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 13h40

Equipe CoffIDA segunda colocação no Coffeethon 2021 demonstrou aos alunos do IFSULDEMINAS e do IFES os vários pontos positivos derivados da interação entre instituições e do trabalho em equipe.

Nossa aluna de Engenharia Agronômica, Júlia Letícia Martins Galdino, foi exemplo disso. A estudante se inscreveu na edição deste ano da competição e, como estava sem equipe, foi convidada a se juntar ao grupo do IFES com os estudantes José Lucas R. Fiori (Engenharia de Produção - IFES campus Cariacica), Caio Braga (Ciência da Computação - UFV (Cursou Técnico em Informática no IFES campus Colatina) e Geanderson Lemonte (Sistemas de Informação - IFES campus Colatina).

A equipe criou a startup CoffID, e o resultado dessa parceria foi o segundo lugar na competição, o passe para o programa de aceleração Avança Café e um prêmio em dinheiro no valor de R$300,00.

A startup CoffID

A startup CoffID tem como objetivo possibilitar uma maior conexão entre os elos produtivos da cadeia cafeeira, coletando dados e levando a consumidores e produtores através da plataforma SaaS e de códigos QR.

"Nossa solução visa agregar valor aos cafés especiais produzidos e também auxiliar, através de dados, os produtores a aumentarem suas vendas, consequentemente, impulsionando toda economia que é, direta e indiretamente, impactada pela comercialização e consumo de cafés especiais. Nós nos propusemos a entregar transparência ao consumidor e a assegurar a aproximação deles com a realidade dos produtores dos cafés que consomem, garantindo segurança alimentar e responsabilidade socioambiental", citaram os estudantes.

Ainda segundo os integrantes da equipe, a área da startup foi definida devido ao "crescente número de novas marcas de cafés especiais disponíveis e observando a dificuldade do produtor de adentrar novos mercados, aumentar suas vendas e trazer diferenciais ao seu produto para agregar valor e agradar os consumidores mais exigentes. Com isso, elaboramos nossa solução que auxilia em um maior engajamento entre os principais participantes da cadeia produtiva do café que são os produtores e os consumidores finais onde ambos ganham. Os consumidores finais ganham ao ter transparência do café que estão consumindo e também vantagens que serão ofertadas em nossa plataforma SaaS por meio de um processo de gamificação. Já os produtores ganham ao receber todo um conjunto de dados de consumo e comercialização, possibilitando uma melhor tomada de decisões de marketing e mercado".

A partir de agora a startup seguirá com seu objetivo, contanto com o apoio do programa de aceleração Avança Café, no qual a ideia será validada e será determinado o MVP (Mínimo produto viável).

Avancacafe coffeethonO coffethon

O Coffeethon é o maior hackathon de café 100% on-line do Brasil, segundo os organizadores. O evento é direcionado a empreendedores do setor com ideias, pesquisas e equipes ainda pouco estruturadas.

Os idealizadores da startup CoffID ressaltaram que sua participação no hackathon foi marcada por "muito desenvolvimento da etapa de ideação à etapa final, de apresentação do Pitch com nossa ideia já amadurecida. Pudemos nos desenvolver de forma profissional e pessoal, além de ampliar nossa rede de network ao conhecer toda a comissão organizadora e os mentores, pessoas de muita excelência e altamente capacitadas. Naturalmente enfrentamos algumas dificuldades no percurso, mas ao chegar no fim da competição e conquistarmos o 2º lugar e a vaga na etapa de aceleração - Avança Café, e embora estejamos apenas no início de nossa jornada como startup, observamos que todo o esforço já está sendo recompensado".

Após o hackathon, as equipes com as melhores ideias ganharam suporte de desenvolvimento através do Avança Café.

A aceleração do Avança Café

O Avança Café é um programa de aceleração de startups idealizado pela Embrapa Café e financiado pelo Consórcio Pesquisa Café. Em sua terceira edição, a execução continua a cargo do InovaHub, o hub de startups da UFLA e do tecnoPARQ/UFV.

Os estudantes destacaram que, além do apoio à startup, a aceleração ainda contribui com o desenvolvimento dos próprios alunos envolvidos uma vez que  "o programa engloba aprendizados diversos que não se encontram em um ambiente tradicional de ensino. Alguns exemplos são: Imersão Empreendedora, Estudo de Mercado e Segmentação, Desenvolvimento de Produto, Financeiro, Marketing, Vendas e Negociação, Investimentos e Planejamento Estratégico. Por meio desses tópicos, nós nos formaremos enquanto empreendedores capazes de contribuir em qualquer empresa, independente do segmento".

Os estudantes aproveitaram a oportunidade para agradecer às suas instituições de origem. "Agradecemos a nossos Institutos Federais, que com certeza contribuíram em boa parte com nosso resultado, aos organizadores e mentores que nos auxiliaram em nossa jornada, aos nossos companheiros de equipe e também aos nossos amigos e familiares por nos apoiarem incondicionalmente.

TEXTO: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

IMAGENS: Arquivo pessoal dos estudantes e Coffeethon