Campus Muzambinho sedia o lançamento do Plano Conservador das águas de Muzambinho

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 11h14 | Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2022, 11h44

IMG 7292Servidores e alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram do lançamento do Plano Conservador das Águas de Muzambinho, que faz parte do Plano Conservador da Mantiqueira, uma iniciativa que visa a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares, na área de influência da Serra da Mantiqueira de mais de 400 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Plano conta com o apoio do IFSULDEMINAS; da Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola – FUNDAG; União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN; o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy – TNC; o Word Resources Institute – WRI; a Fundação SOS Mata Atlântica – SOSMA; a Agência Nacional de Águas – ANA e o Município de Extrema.

Segundo o Técnico Administrativo e Coordenador do Núcleo 05 do Conservador da Mantiqueira, Marcelo Antônio Morais, "esse projeto apoia o desenvolvimento de políticas públicas municipais e também serve para que os estudantes do Campus atuem em atividades de pesquisa e extensão com os diagnósticos das propriedades, após capacitação técnica adequada".

Marcelo coordena o núcleo 05, cuja sede é o Campus Muzambinho, que engloba 17 municípios e é composto por 20 integrantes, sendo 8 funcionários e 12 estudantes. Atende aos municípios de Arceburgo, Alterosa, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Carmo do Rio Claro, Conceição Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Mococa, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende e Tapiratiba.

IMG 7290O Plano Conservador das águas de Muzambinho

O Plano Conservador das águas de Muzambinho é uma das iniciativas do núcleo 05 que pretende agir, juntamente com a Prefeitura Municipal, a fim de gerar ações de conservação ambiental na cidade. É uma das ações do Plano Conservador da Mantiqueira que é composto por 20 núcleos, sendo 08 destes sediados nos Campi do IFSULDEMINAS. 

Camilla Batista de Oliveira, Diretora Municipal de Meio Ambiente, citou que "essa parceria é muito importante no sentido técnico e também no sentido de mão de obra porque a nossa Diretoria tem uma limitação de funcionários. Temos apenas a parte técnica, eu sou engenheira ambiental sanitarista, mas não temos disponibilidade para as ações ambientais que gostaríamos de fazer. Então, com certeza o recurso humano que vier do Instituto vai nos ajudar muito e, principalmente, o recurso técnico já que vão nos ajudar na elaboração do diagnóstico ambiental de cada propriedade, vão ajudar na execução das ações e também vão contribuir com o processo de monitoramento dessas ações. Vamos usar essas ações e nossas metas, como indicadores do objetivo que temos de recobrimento florestal, saneamento ambiental e boas práticas agrícolas".

O Coordenador Geral de Produção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Rubens Marcelo de Castro, ainda destacou que "o projeto é muito relevante e importante para sociedade em geral levando em consideração o tripé da sustentabilidade que está relacionado a questões ambientais, sociais e geração de renda. Quero focar na geração de renda porque, apesar do tripé ser igualmente importante, mas sobre a geração de renda o produtor poderá restaurar alguma área ou regulamentar alguma área existente e ser ressarcido por ela após subvenção. Ele será beneficiado financeiramente por produzir água. Outro ponto interessante é que poderão utilizar essa mata reflorestada para colocar colméias de abelhas e aumentar sua renda. Eu, como apicultor, vejo isso como algo muito fácil de acontecer, porque em qualquer pequena área você pode utilizar as abelhas que não vão aproveitar apenas essas áreas restauradas como todo o entorno. Esse projeto pode melhorar a renda do pequeno, médio ou grande produtor e ainda melhorar sua qualidade de vida". 

Para o estudante do 3º período de Engenharia Agronômica, Júlio César de Castro Silva, essa iniciativa também será muito importante para os discentes. Ele ressaltou que, para atuarem no projeto, os alunos tiveram um treinamento sobre a conservação da Mantiqueira, ofertado através da empresa SOMA Jr do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. "Esse treinamento foi muito importante, porque damos assistência técnica na área do café, então é de suma importância a conservação das águas para todo o ambiente do café, todo sítio tem que ter uma reserva de água, tem que ter uma reserva de mata, para completar o ciclo de produção".

Luiz Felipe da Silva Lamin, vice-diretor técnico da SOMA Jr. também destacou que essa ação é de grande importância para o conhecimento dos alunos e para que eles consigam passar esse conhecimento para os produtores, "porque, geralmente, faltam informações sobre a área ambiental e nosso trabalho é passar o que nós aprendemos para os produtores contribuindo com a conservação ambiental. Muitos não tem noção da importância da água para o mundo e ela faz parte de uma cadeia que, se não for cuidada, acarretará muitos problemas".

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em: