Trilhas pelo Campus marcam atividade pedagógica no retorno dos docentes

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 14h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 07h29

No dia 02 de agosto de 2022, os professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foram recepcionados para o início das atividades letivas do segundo semestre. Os presentes participaram de uma atividade pedagógica que envolveu diversas etapas e trabalho em equipe. O tema da acolhida foi o “É meu, é seu, é nosso!”

Os participantes foram divididos em oito grupos, os quais receberam nomes de aves comumente observadas pelo Campus: Carcará, Gralha, Seriema, Sabiá, Maritaca, Tucano, Canário e Curicaca. A divisão foi realizada através de caixas surpresa, de onde cada pessoa sorteou uma ave; em seguida, receberam coletes para diferenciar as equipes e foram direcionados aos pontos de concentração para o primeiro momento de interação. As orientações sobre a atividade foram repassadas e todos participaram de um aquecimento com um momento de ginástica laboral.

A atividade pedagógica teve como objetivos exercitar as competências colaborativas, habilidades emocionais, criatividade, capacidade de enfrentamento para desafios reais, criação de um ambiente reflexivo e extração de forma lúdica produtos que possam ser aplicados ao longo do segundo semestre letivo.

Cada equipe recebeu um desafio e um mapa personalizado contendo a indicação de estações de parada dentro do Campus Muzambinho. Nestas estações, receberam informações específicas sobre o funcionamento daquele espaço, uma peça de quebra-cabeças e também uma questão final para refletir - durante o percurso - sobre o que ouviram.

A atividade agregou oito trilhas pelo Campus, as quais passaram pelos setores Ambulatório, Psicologia e Serviço Social, Moradia, Refeitório, SELCA, SOE, NAPNE, NEGES, NEABI, Setor de Caprinocultura, SAE, CeCAES, Secretaria, CGIS, Tratamento de Água, Patrimônio, CEAM, Paisagismo, NIPE/ELITT, Prédio Pedagógico da Veterinária, COOPAM, Centro de Memórias e Laboratório do Café de Industrialização.

Ao término das trilhas, os grupos se reuniram no Ginásio Poliesportivo, local preparado para a última etapa da atividade pedagógica. Lá, montaram seus quebra-cabeças para descobrir sua respectiva temática, tal como “bem-estar”, “permanência”, dentre outras, e deram início a discussões sobre situações-problema envolvendo tais temas, tendo como desafio propor possíveis soluções.

Na retomada da proposta, após o almoço, os participantes foram surpreendidos com uma reformulação nas equipes usando uma técnica adaptada de metodologia ativa conhecida como "Gallery Walk". Os coletes (cada cor representava um pássaro) foram redistribuídos nas ilhas e os integrantes tiveram um momento para refletirem sobre os pontos de vista levantados pelos grupos originais. A mescla entre as equipes proporcionou maior absorção e interação sobre as diversas situações-problema levantadas.

A atividade pedagógica foi finalizada com os grupos apresentando as soluções elaboradas em conjunto pelos integrantes das oito equipes, e espera-se que o resultado de tal experiência possa ser analisado para posterior aplicação no contexto do Campus.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: