IFSULDEMINAS passa a emitir diploma digital para concluintes dos cursos superiores

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 10h12 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 10h12

Desde o mês de julho deste ano, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) passou a emitir diplomas em formato digital para os concluintes de cursos superiores, alinhado às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O primeiro diploma digital expedido pela instituição foi entregue em 13 de julho a um concluinte do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Inconfidentes.

Segundo informações disponibilizadas pelo MEC, o diploma digital de curso superior de graduação é um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. Sua adoção traz a modernização de documentações acadêmicas, desburocratiza o processo de geração e emissão do diploma, economizando tempo e custo do serviço, e ainda evita fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão. Para mais detalhes sobre o documento e para tirar dúvidas, acesse este site mantido pelo MEC.

Confira a seguir informações úteis sobre a expedição do diploma digital pelo IFSULDEMINAS:

Quais cursos receberão o diploma digital?

O diploma digital, a partir de agora, será entregue para todos os concluintes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnologias) do Instituto, exclusivamente. Até o momento, não há regulamentação federal sobre a expedição deste tipo de documento ou de certificações técnicas para concluintes de cursos de nível técnico e de pós-graduação, que ainda receberão os documentos físicos (em papel).

Qual é o tempo de entrega do diploma digital?

O tempo de entrega do diploma, após a colação de grau, já era estabelecido pela portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018. Entre registro e expedição, são 120 dias de prazo de entrega, podendo ser prorrogado. Nesse caso não houve mudança entre o prazo da emissão física ou digital.

Como é o diploma digital?
O modelo do documento emitido é padrão. O diploma digital deixou de ter as assinaturas, para contar com alguns códigos que permitem a conferência da veracidade.

Como o concluinte recebe o diploma digital?

Após a emissão do diploma, o aluno recebe em seu e-mail, cadastrado no IFSULDEMINAS, o código com o qual ele pode acessar uma URL e baixar o XML do diploma digital, com dados públicos e a representação visual do documento.

Há também a opção de entrar no sistema institucional SUAP, para ter acesso ao diploma digital, assim como ao XML e ao pdf da documentação acadêmica (histórico escolar). O acesso ao SUAP é o mesmo que o estudante faz enquanto aluno matriculado, usando sua matrícula para login e sua senha pré-cadastrada.

O estudante pode optar pelo diploma físico ou digital?

Não é opcional. A portaria do MEC estabeleceu que a contar de 2022 serão apenas expedidos diplomas digitais para os cursos superiores de graduação. O estudante poderá gerar uma representação visual de seu diploma a qualquer tempo e esta poderá ser impressa pelo IFSULDEMINAS caso haja o requerimento do aluno. Todavia, como a validade do diploma digital é o arquivo XML, esta impressão não será uma prática, podendo inclusive ser cobrada taxa para cobertura dos custos.

Como pode ser feita a verificação da autenticidade do documento?

Pela URL gerada na emissão do diploma, a qualquer tempo, pode ser consultada a validade do documento e o XML com os dados públicos. Há ainda um validador do MEC (acesse aqui).

Os diplomas físicos anteriores continuam válidos?

Todos os diplomas emitidos a contar de 2022, para cursos de graduação, serão somente digitais. Somente os emitidos anteriormente a isso, mantêm sua validade física.

O egresso pode pedir o diploma digital?

Somente casos de emissão de segunda via, solicitada por egressos com diploma físico já emitidos, serão digitais. No mais, não haverá reemissão de diplomas físicos já feitos.

A relação de todos os diplomas de graduação disponíveis pode ser consultada nesta página no portal do IFSULDEMINAS. O acesso é tanto para egressos que tiveram os diplomas emitidos ainda no formato físico, como para concluintes que tiverem a emissão já no formato digital.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 03/08/2022