Projeto de consolidação do Clube de Empreendedorismo é aprovado em edital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 15h12 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 15h12

O Campus Muzambinho foi aprovado na chamada do edital do Projeto VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). O resultado final foi divulgado na segunda-feira, 04 de outubro de 2022, no portal da Secretaria. Com o incentivo financeiro previsto será possível a consolidação do Clube de Empreendedorismo e sua articulação com as ações de imersão para o mercado de trabalho, de empreendedorismo e inovação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O Projeto VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação - objetiva estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das instituições de ensino superior de Minas Gerais, despertando o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação, contribuindo também para a exteriorização das produções acadêmicas. A proposta é estabelecer conexões entre mercado e academia promovendo a aproximação e a realização de ações conjuntas, oportunizando experiências aos estudantes de forma a torná-los melhor preparados para o futuro do trabalho e desafios do mercado.

“O projeto pretende estimular o desenvolvimento de habilidades, efetivar as competências alinhadas com sua área profissional, preparando os estudantes para o mercado de trabalho tanto como empreendedor ou estagiário. Além de fazer o alinhamento e mapeamento de empresas para os estágios e para para as articulações com os projetos ligados ao empreendedorismo”, explica a coordenadora da proposta, professora Cristina Lúcia Janini Lopes.

O edital possui quatro fases, sendo a fase de “preparação” com a seleção dos projetos de instituições públicas e privadas de ensino superior, sediadas em Minas Gerais. Na fase de “embarque” ocorre a recepção e integração dos times, bem como a apresentação do cronograma e da metodologia do projeto. Essa é a atual fase do edital. Em seguida, virá a fase de “aceleração”, caracterizada pela etapa em que os times executam as atividades que foram traçadas nos planos de ação, sendo acompanhados por facilitações para desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades. A fase de “voo” apresenta balanço dos resultados em relação à evolução dos projetos que se destacaram na edição.

O projeto do Clube de Empreendedorismo vai selecionar bolsistas para atuarem nas ações propostas e conta com o apoio da Diretora de Desenvolvimento Educacional, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

O edital prevê a disponibilização de R$ 44.280,00 para cada projeto aprovado, sendo destinados até R$ 43.200,00 ao pagamento de bolsas aos acadêmicos do projeto selecionado; e até R$ 1.080,00 ao pagamento de despesas administrativas (DOA) de Fundação de Apoio.

Texto produzido com informações da professora Cristina Lúcia Janini Lopes

registrado em: