Campus Muzambinho conquista medalha de ouro na 1ª fase da XXVII Maratona de Programação

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 07h54 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 07h54

No dia 08 de outubro o INATEL, em Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais, sediou a primeira etapa da XXVII Maratona de Programação, contando com a participação de 28 equipes formadas por alunos de oito instituições do Sul de Minas. A nível nacional, a maratona aconteceu simultaneamente em diversas sedes, tendo participado 524 times no total.

Este ano também foi marcado com o retorno da competição no formato presencial. A última vez que houve competição nesse formato foi em 2019, no Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS. Em 2020 e 2021, a competição aconteceu de forma remota.

O IFSULDEMINAS participou com 9 equipes do Campus Muzambinho (mais uma equipe café com leite), 7 equipes do Campus Poços de Caldas, 1 equipe do Campus Passos e 1 equipe do Campus Machado. Essas equipes foram selecionadas de acordo com sua classificação na XII Olimpíada Interna de Programação - OLIP, realizada em julho no Campus Muzambinho.

Os alunos tiveram a parte da manhã para o aquecimento e o período das 14 às 19 horas para a disputa. A maratona em si consistiu na resolução de um caderno com 14 problemas e na sugestão de algoritmos que os solucionassem.

O primeiro lugar ficou com a equipe "Balões da Pisadinha" do INATEL, e o segundo lugar ficou com a equipe "Poetas da Roça" da UNIFEI.

As melhores equipes participarão da final brasileira, que ocorrerá de 16 a 18 de março de 2023 na cidade de Campo Grande - MS.

Equipes medalhistas do IFSULDEMINAS:

Fugere Urbem, Locus Amoenus ¯\_(:-))_/¯ - Campus Muzambinho
Posição: 3º lugar (medalha de ouro)
Alunos: Eliezer Cardoso Alves (8º período), Gabriel Vieira Cardoso (8º período) e Ygor Ribeiro Costa (8º período)

);DROP TABLE 'alunos'; - Campus Muzambinho
Posição: 8º lugar (medalha de prata)
Alunos: Gabriel Messias de Oliveira (4º período), João Vítor de Paiva Moreira (4º período) e Larissa de Souza Pereira (8º período)

Amigos do Joãopin - Campus Muzambinho
Posição: 9º lugar (medalha de bronze)
Alunos: João Pedro do Nascimento Silva (8º período), Leonardo Barbieri Pereira (8º período) e Murilo Augusto dos Santos (8º período)

The Programmingstones - Campus Muzambinho
Posição: 10º lugar (medalha de bronze)