Atividades para a comunidade marcam a semana das Crianças no Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 16h39 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 18h37

Nos dias 07 e 08 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu duas atividades específicas para comemorar o Dia das Crianças. A primeira delas foi o IF no Brincar, uma ação desenvolvida no poliesportivo e que ofertou diversas atividades lúdicas para as crianças presentes. Já no dia seguinte, sábado, aconteceu o 1º Festival de Pipa do Campus, um evento aberto a toda comunidade.

O IF no Brincar recebeu crianças com idade entre 04 e 11 anos das Escolas Municipais Sagrado Coração de Jesus, Dona Francisca Allegretti Bianchi e o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Sebastiana do Prado Campos. O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho ofertou transporte do trajeto entre escolas e o Poliesportivo da Instituição.

Nos dois turnos da ação, as crianças tiveram um momento para se divertirem com brinquedos e jogos da Brinquedoteca do Campus Muzambinho; a ação foi preparada pelas professoras Valdirene Pereira Costa e Cristiane Fortes Gris Baldan, coordenadoras do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. Na sequência, os pequenos participaram de contações de histórias realizadas pela professora Maria Aparecida Lúcio Mendes e pelo professor Emerson Fernandes Pereira. Os alunos do Curso de Educação Física que fazem parte da empresa Júnior - Agita Jr - promoveram, ao lado do SELCA - Setor de Esportes, Lazer, Cultura e Artes, atividades recreativas com a garotada.

O Campus Muzambinho, em parceria com a COOPAM - Cooperativa Escola do Campus, ofertou um lanche especial para as crianças, e o cardápio incluiu bolo, bolacha, pãozinho, suco, achocolatado, pipoca e algodão doce.

De acordo com o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, as atividades elaboradas para o evento foram “consolidando o papel extensionista que, nós do IFSULDEMINAS, devemos ter para com a sociedade, abrindo nossas portas à comunidade e ao atendimento das demandas que nos são apresentadas.”

O professor acrescentou ainda que foi “possível ver no rosto de cada criança a alegria por estar aqui conosco, andar em nosso ônibus, brincar com nossos brinquedos, usar nosso espaço para se divertir e usufruir de tudo que oferecemos aqui. Foi uma honra possibilitar às crianças a criação de memórias afetivas positivas da sua infância, o que certamente determina, ao longo da formação da pessoa, a consolidação do caráter, da amizade, do amor, da esperança e do espírito de coletividade."

Já o 1º Festival de Pipa do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho contou com a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo do município e também da COOPAM. O evento foi realizado no Campo de Futebol da Sede do Campus Muzambinho, e reuniu crianças e familiares de toda a cidade. Além da diversão, os participantes puderam competir em diversas categorias do Festival de Pipa. Houve premiações para a menor pipa, maior pipa e pipa mais criativa, em quatro categorias diferentes: 5 a 7 anos, 8 a 10 anos, 11 a 13 anos e livre.

O Diretor de Ensino do Campus conta que o 1º Festival de Pipa do Campus Muzambinho foi um sucesso. “A alegria tomou conta da equipe organizadora e das crianças que se reuniram no Campo de Futebol do Campus. As famílias entenderam a ideia: aproveitar com os filhos uma brincadeira bastante saudável, praticada há muito tempo, que é a soltura de pipa. Pais e mães se esforçaram para auxiliar os filhos na tarefa de fazer a pipa levantar voo”. O Diretor de Ensino também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos que, de alguma forma, deram um pouco de si  para a realização destes eventos.

registrado em: