Recepção da servidora Lílian Fernandes

Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2022, 11h19 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 09h55

programa de acolhimento ao servidor 1Sou de família mineira, pai artista (escultor, compositor, escritor) e mãe professora de biologia. Nasci e estudei em Guaxupé até os 18 anos e aos 19 entrei na Fundação Universidade Federal do Rio Grande no RS, onde me formei em Oceanologia em 2004.

Queria ser expedicionária como Jacques Custeau (na época era bem famoso rsrs). Fiz algumas expedições, como o treinamento na base naval de Natal para o programa Pró- arquipélago SPSP, e pude ir em 3 expedições num total de 45 dias. Embarquei no navio de pesca Transmar I por 5 dias e fui parar no meio do oceano atlântico em uma estação científica, num rochedo que ao entorno era 4 mil metros de profundidade de imenso azul, na companhia somente dos rochedos, golfinhos, tubarões e demais seres do mar. Eu conto porque foi, até hoje, minha melhor experiência e me ensinou amar o mar e suas vidas.

Trabalhei por alguns anos com Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente coordenando a implantação do programa estadual de educação ambiental dos estados Acre e Rondônia. Lá tive a oportunidade de entender a profundidade da palavra "Cultura" pois tive o privilégio de conhecer e fazer amizade com nossos povos nativos de várias etnias (só lá tem mais de 100 povos diferentes) e conhecer um pouco de seus saberes tão ricos. Entendi que a Cultura estrutura nossa visão de mundo radicalmente a ponto de mudar nossa percepção da realidade. Desde então estes estudos têm tomado minha mente e meu coração: os estudos da floresta. Morei ou passei muito tempo em vários estados trabalhando com Educação Ambiental: Pernambuco, Alagoas, Acre, Rondônia, Florianópolis, Rio Grande, Brasília. Também passei um ano na Argentina estudando com o movimento neo humanista.

Retornei a Minas por um chamado familiar e entrei para IFSULDEMINAS em 2010 indo trabalhar no campus Poços de Caldas como assistente de alunos. Desde 2012 organizei naquele campus O "Sarau IF Cultural" e nestes últimos 4 anos trabalhei como Coordenadora de Cultura. Tenho um projeto de valorização da cultura popular e dos seus saberes chamado Diálogo de Saberes e ano passado organizei o I Fórum de Cultura do IFSULDEMINAS que teve participação de pessoas de todo Brasil e de Portugal.

Sou cantora e terapeuta holística - são atividades paralelas ao meu trabalho no IF.

Estou muito contente de estar no campus Muzambinho, mais perto da minha terra natal que é Guaxupé e com a expectativa de contribuir aqui com minha experiência nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e cultura , além de me colocar à disposição para outras atividades e aprendizados. Desde que aqui cheguei me sinto em casa! Inicio minha caminhada atuando na Biblioteca e no futuro onde puder ajudar!

Texto e foto: Lílian Fernandes