Servidores do IFSULDEMINAS participam de evento ligado à Conferência da ONU sobre o Clima, no Egito

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h03 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h03

representantesRepresentantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) apresentaram, nos dias 11 e 14 de novembro, três projetos institucionais no Seminário “Avanço na descarbonização corporativa: público e privado e sinergias e estruturas regulatórias futuras”. O evento foi organizado pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e aconteceu no Egito, onde está sendo realizada a 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 27). O IFSULDEMINAS foi o único Instituto Federal presente no evento.

O debate sobre descarbonização contou com a participação de representações do Brasil, do Egito e de outros países, de instituições públicas, empresas, representações de terceiro setor, universidades e do poder Legislativo. Segundo a organização, os objetivos do Seminário foram ampliar a comunicação dos esforços brasileiros no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecer canais de diálogos internacionais entre atores-chave no enfrentamento das mudanças climáticas e divulgar as características regionais das práticas de ESG (Environment, Social & Governance) para que sejam adequadamente utilizadas em discussões de alcance global.

Os docentes do IFSULDEMINAS Lilian Vilela Andrade Pinto (Campus Inconfidentes) e Marcelo Bregagnoli (Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais), além do técnico administrativo Leonardo Silva Manso (Coordenador de Sustentabilidade) apresentaram os cases:

IF Pluvial (de aproveitamento de água da chuva com o objetivo de implantar e/ou adaptar sistemas de captação, armazenamento e uso de água da chuva para diversos fins);

IF Solar (de licitação, aquisição e instalação de usinas solares fotovoltaicas para produção de energia solar no IFSULDEMINAS, aproveitado por instituições públicas em todo o Brasil); e

Unidades Demonstrativas de Restauração Florestal do Plano Conservador da Mantiqueira (de implantação de unidades de restauração objetivando o desenvolvimento de pesquisas para definir as melhores técnicas de restauração do bioma Mata Atlântica e que apresentem menores custos).

WhatsApp Image 2022 11 17 at 05.38.21Durante a mesa “O papel das universidades na promoção da agenda climática”, as ações promovidas pelo IFSULDEMINAS, em parceria com Receita Federal (RF), também ganharam destaque, como explicou o professor Bregagnoli. “Os participantes acharam interessante a iniciativa e acabamos relatando mais este case durante o evento. A parceria com a RF, intensificada desde 2020, rendeu ações impactantes em termo de sustentabilidade entre dois órgãos federais, um aproveitando as potencialidades do outro para ter essa sinergia”.

As ações relatadas no evento, fruto da parceria entre IFSULDEMINAS e RF foram:

produção e distribuição de álcool 70% pelo Instituto a partir de produtos apreendidos pela RF;

descaracterização e doação de itens de vestuário “pirateados” para a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade;

transformação de itens de vestuário “pirateados” em máscaras de tecido para proteção contra a COVID-19;

descaracterização de toneladas de tabaco apreendidas, que foram transformadas em adubo orgânico; e

doação de dispositivos TV BOX IPTV Android convertidos em minicomputadores portáteis para uso, exclusivamente, educacional.

Os representantes do IFSULDEMINAS também estiveram presentes na Green Zone da COP27, evento oficial da ONU aberto às instituições previamente credenciadas. No local, eles assistiram a palestras e análises sobre a pauta climática.

A participação dos membros do Instituto nos eventos foi financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).