Lembranças do 1º Festival de Inovação de Cultura Empreendedora de Muzambinho

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 16h58 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 09h18

Entre os dias 16 e 19 de novembro de 2022, aconteceu o 1° Festival de Inovação e Cultura Empreendedora, em diversos locais da cidade de Muzambinho.

O evento integrou a semana global de empreendedorismo e a 12ª de Empreendedorismo e Inovação do Campus Muzambinho.

Foi uma realização do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho e Correalização da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e diversos atores ligados à prefeitura municipal: Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social; Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Departamento Municipal de Agricultura; Secretaria de Educação; Sala Mineira do Empreendedor em parceria com o Sebrae; e a Casa do Artesão.

Também contou com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores locais, conforme destacado no portal festival.muz.ifsuldeminas.edu.br e nas redes sociais @festival.empreenda.muz.

Foram cerca de 40 horas de conteúdos ligados à inovação e ao empreendedorismo, distribuídas em 12 atividades, incluindo palestra, oficinas, desafio de inovação, contação de estórias, caminhão maker, música, café, encontro com artesãos, empresários e lideranças. Estima-se que cerca de 550 pessoas participaram de uma ou mais atividades do festival.

Os principais temas abordados: desafios da liderança, educação empreendedora, robótica e educação maker, vendas por meio da imagem, posicionamento de marca e redes sociais, jovens empreendedores, cafeicultura de precisão, vendas pelas redes sociais/instagram, possibilidades de parcerias com o IF para o desenvolvimento econômico local, o que preciso para registrar meu queijo, produção artesanal de queijo minas frescal, artesanato de experiência, cafés especiais, crianças e empreendedorismo.

Durante a abertura do evento, em cerimônia realizada pela Associação Comercial e Empresarial na Câmara de Vereadores, um ato símbolo de construção colaborativa de uma carta de intenções empreendedoras foi explicado pela professora Aracele, Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho. Segundo ela, “a ideia é deixar para as próximas gerações nossa carta de intenções para o futuro. O que cada um de nós pode fazer para ampliar o movimento junto à comunidade, estimulando a inovação e cultura empreendedora em Muzambinho e arredores?”. Os registros para composição da carta ainda podem ser feitos pelo link: CLIQUE AQUI 

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: ASCOM

Innovation Camp - Desafio de Educação Empreendedora

 

Caminhão lab maker móvel do IFSULDEMINAS (introdução à robótica)

 

Palestra: Os desafios da liderança

 

Oficina de Impulsionamento de vendas por meio da imagem, posicionamento de marca e redes sociais

 

Feira de Empreendedorismo e Inovação do IF e Ciência Café e Rock’n’roll

 

Pequenos Grandes Empreendedores - Ação na FAM (Frente de Apoio ao Menor)

 

Palestra: Instagram - A Ferramenta de Vendas na Palma da sua Mão!

 

5° Café Empresarial e Encontro com Lideranças

 

Palestra: O que preciso para registrar meu Queijo? com Dra. Isadora B Goulart - Médica Veterinária na Prefeitura Municipal de Muzambinho e Prática: Produção Artesanal de Queijo Minas Frescal! Com Maurílio Vieira Rocha - Técnico em Alimentos e Laticínios

 

Encontro de Artesãos e bate-papo sobre Artesanato de Experiência

 

Oficina presencial Cafés Especiais

registrado em: