IFSULDEMINAS alcança marca histórica e é a 3ª instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil, segundo UI Green Metric

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 07h59 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 07h59

No ranking mundial, o IFSULDEMINAS aparece na 70ª posição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é a terceira instituição de ensino superior (IES) mais sustentável do Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo UI GreenMetric World University Ranking, índice que avaliou e classificou 1.050 IES, de todo o mundo, na promoção de políticas verdes.

O IFSULDEMINAS alcançou essa marca histórica ao atingir 8.350 pontos no ranking, que analisou e comparou ações e programas de sustentabilidade e de gestão ambiental de 39 IES brasileiras. Com a pontuação, o Instituto ultrapassou, pela primeira vez, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se manteve à frente de todas as instituições da Rede Federal.

Confira a seguir a pontuação das instituições nacionais mais bem colocadas nesta edição do UI GreenMetric e como ficou distribuída a pontuação do IFSULDEMINAS entre as seis categorias avaliadas: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão da Água; Transportes e Mobilidade; além de Educação e Pesquisa.

ranking 2022

Houve um aumento significativo do número de participantes nesta edição do UI GreenMetric em relação a do ano passado. De 956 instituições participantes de 80 países, o ranking passou a contar com 1.050 IES de 83 nações. Mesmo com mais participantes, o Instituto se destacou na classificação geral e aparece como a 70ª IES com as melhores práticas e gestão ambiental do planeta. Veja abaixo a escalada de desenvolvimento do IFSULDEMINAS como uma instituição "amiga do meio ambiente", desde a sua primeira participação no índice, há sete anos.

Ano Posição do IFSULDEMINAS no mundo Posição do IFSULDEMINAS no Brasil  Número de instituições brasileiras participantes Número total de instituições participantes
2022 70 3 39 1050
2021 94 4 40 956
2020 101  38  912
2019  235  28  780
2018  282  23  719
2017  325  16  619
2016  217  14  516

Outra forma de comparar o desempenho do IFSULDEMINAS (em azul) com as demais IES é por meio do gráfico abaixo. Nele, são apresentadas as pontuações das instituições mineiras e as principais IES paulistas, assim como a média da pontuação obtida pelas instituições nacionais (em laranja) e a média alcançada pelo total de IES, nacionais e internacionais juntas (em vermelho). Pela representação gráfica, nota-se o expressivo crescimento das ações do IFSULDEMINAS, que em 2017 pontuava no mesmo patamar que a média geral e, atualmente, surge com mais de 2.000 pontos a mais.

gráfico desempenho instituições

Neste outro gráfico, aparece detalhado o desempenho do Instituto em cada categoria avaliada pelo UI GreenMetric desde 2016

gráfico ifsuldeminas

Sobre a evolução da pontuação do IFSULDEMINAS, o coordenador de Sustentabilidade do Instituto, Leonardo Silva Manso, afirmou que "um dos grandes destaques é a categoria de Energia e Mudanças Climáticas, em que a preocupação da instituição com a produção de energia renovável e a adoção de ações de melhoria da eficiência energética, por meio do projeto IFSolar, proporcionou a redução do consumo de energia elétrica no âmbito do IFSULDEMINAS. Os outros destaques são, novamente, as categorias Resíduos e Água. A categoria Resíduos deve seu sucesso principalmente à preocupação do Instituto com a reciclagem e reutilização de materiais, com destaque para ações em conjunto com a Receita Federal do Brasil. Além da redução do uso de papel e plástico, enfatizada pela adoção de processos eletrônicos; da coleta e correta destinação de pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos laboratoriais; e do tratamento de esgoto. Por sua vez, a pontuação alcançada na categoria Água foi alavancada pelos projetos de conservação e controle de poluição da água, com destaque para a recuperação de nascentes e produção científica; além de ações e programas de reciclagem, consumo consciente e eficiência no uso da água, como, por exemplo, o uso de álcool em gel para desinfecção, no lugar da água, presente em todas as instalações do IFSULDEMINAS". Confira aqui as ações!

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Gráficos: Coordenadoria de Sustentabilidade/IFSULDEMINAS