Campus Muzambinho forma alunos do programa “Novos Caminhos”

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 13h47 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 13h52

Na noite da última segunda-feira, 12 de dezembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a formatura de alunos do curso FIC “Produtor de Derivados do Leite”, ministrado pelo professor Maurílio Vieira da Rocha. O propósito do curso, que teve duração de 4 meses foi o de promover habilidades práticas para o mundo do trabalho e, em específico, abordou a produção de laticínios e derivados, como queijo, iogurtes e doces.
A cerimônia teve início por volta das 19h20min, e contou com a presença de docentes, técnicos, autoridades do campus, além dos próprios formandos e seus familiares.

O aluno Edilson da Costa Rosa, orador da turma, parabenizou os presentes e relembrou momentos em que foi aluno deste campus, manifestando alegria em poder retornar, depois de décadas, reencontrar antigos companheiros e poder participar de novo curso nesta instituição. 25

A servidora Tânia Gonçalves Bueno da Silva, coordenadora adjunta do programa “Novos Caminhos” neste Campus, parabenizou aos alunos pela coragem e resiliência, pois muitos deles conciliaram o curso com uma jornada pessoal já estabelecida, mas enfrentaram o desafio em busca de uma nova capacitação.

Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do Campus Muzambinho, demonstrou otimismo quanto aos resultados do curso. De acordo com ele, “nosso papel é criar oportunidades para que os estudantes recebam uma adequada formação em prol do desenvolvimento regional. Graças ao seu modelo, os cursos FIC permitem à população um eventual ingresso no mundo de trabalho, o que impacta positivamente a vida dessas pessoas e, consequentemente, da comunidade como um todo. Também é preciso reforçar a importância da parceria do nosso Instituto Federal com os municípios durante a oferta desses cursos, constituindo assim uma valiosa ferramenta de educação para a comunidade.”

O evento contou ainda com a participação, na composição da mesa de honra, do professor do Curso, o servidor Maurílio Vieira da Rocha, que aproveitou o momento para parabenizar os formandos pela conquista.

Polo de Monte Santo de Minas
O programa Novos Caminhos teve formatura dos cursos “Agente de alimentação escolar” e “Cuidador de idosos” formou alunos também no polo de Monte Santo de Minas, cuja cerimônia aconteceu no dia 13 de dezembro, também às 19 horas, naquele município.
A cerimônia contou com a presença de autoridades do campus, como o Diretor Renato e a servidora Tânia Gonçalves, bem como representantes da prefeitura de Monte Santo de Minas, que reforçaram a importância de parcerias como esta para a capacitação de seus estudantes.

Polo de Alterosa
Por sua vez, o polo de Alterosa realizou a formatura dos cursos FIC “Cuidador de Idosos” e “Cuidador infantil”, cerimônia que aconteceu também às 19 horas.
Na ocasião, o Diretor Renato reforçou mais uma vez a importância de parcerias como esta, que possibilitam a muitas pessoas o acesso ao ensino e a um novo ofício.

O programa “Novos Caminhos”
O Programa Novos Caminhos foi criado com o objetivo de (1) alinhar as ofertas às demandas do setor produtivo, (2) apoiar a implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio, (3) alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional e, por fim, (4) integrar dados e estatísticas para subsidiar planejamento e gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

Para saber mais sobre o programa NOVOS CAMINHOS, CLIQUE AQUI.

Texto: ASCOM do IFSULDEMINAS  - Campus Muzambinho

Galeria 1 (Muzambinho): ASCOM
Galeria 2 (Monte Santo): Coordenação do Polo
Galeria 3 (Alterosa): Paulo Cézar Nogueira (Prefeitura de Alterosa)