Professor do Campus publica artigo em revista internacional

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 14h01 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 07h44

O professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Diego Saqui, teve o artigo 'Multiscale Analysis for Improving Texture Classification' publicado, em janeiro de 2023, no periódico ‘Applied Sciences’ (Seção de Computação e Inteligência Artificial). A publicação é fruto de discussões de duas teses de Doutorado, uma de autoria do professor do Campus e a outra de Steve Tsham Mpinda Ataky.

Trata-se de uma publicação em uma revista internacional de Qualis (A3) que, de acordo com o professor Diego, “indica uma boa visibilidade para outros pesquisadores”. A pesquisa é da área de Visão Computacional e Processamento de Imagens (subáreas da Computação), trata de algoritmos e recursos computacionais que permitem auxiliar na identificação de informações em imagens, por meio da textura aplicada em diferentes escalas. “Um exemplo de aplicação prática, que foi testada com o método da pesquisa, é o auxílio na identificação de tumores de mama, por meio de imagens microscópicas histopatológicas. Nos testes, nosso método apresentou desempenho melhor em relação a outros métodos tradicionais comparados” - esclarece o professor.

O desenvolvimento da pesquisa do professor Diego aconteceu em conjunto com outros quatros pesquisadores, entre eles Steve Tsham Mpinda Ataky e o seu orientador de Doutorado, Alessandro Lameiras Koerich, ambos do Canadá. De acordo com o professor Diego, Steve é parceiro do IFSULDEMINAS e faz parte do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do Curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho, sempre trazendo palestras com novas informações para o curso, tanto para o Campus Muzambinho quanto para a reitoria do IFSULDEMINAS. Ele aponta que a junção desses fatores, junto ao artigo publicado, “mostra a importância do Campus em fazer parcerias com outras instituições, motivar e dar condições de se fazer pesquisa”.

Confira a publicação clicando AQUI.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Com informações do professor Diego Saqui

registrado em: