Campus Muzambinho expõe diversos projetos na 22ª FEMAGRI

Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 18h57 | Última atualização em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 18h57

DSC 9750O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participou da FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, na cidade de Guaxupé - Minas Gerais. O evento ocorreu entre os dias 08 e 10 de fevereiro e contou com a participação de um público estimado em mais de 30 mil visitantes.

O Campus Muzambinho contou com a participação de aproximadamente 50 estudantes dos Cursos Superiores de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e do Curso Técnico em Agropecuária. Os estudantes foram acompanhados pelos orientadores/expositores: professora Ariana Vieira Silva, professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda, professor José Marcos Angélico de Mendonça, professora Cristina Lúcia Janini Lopes, colaboradora Alini Kashi Kawashita Rocha, professora Priscila Pereira Botrel, a estudante Cássia Aparecida Torlai de Souza, o servidor Marcelo Antônio Morais e o professor Felipe Campos Figueiredo.

A FEMAGRI é realizada desde o ano de 1997 pela COOXUPÉ e, de acordo com o site da Feira, a ação tem o “intuito de prestar serviços ao cafeicultor no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas.” Com a criação da FEMAGRI houve a possibilidade de que, em um mesmo local, fornecedores (especialmente os de máquinas e implementos agrícolas) mostrassem “suas ofertas a quem realmente necessita de facilidades para tornar sua atividade mais rentável. Os agentes financeiros tiveram a mesma oportunidade: manter contato com os produtores, oferecendo a eles condições especiais de prazo e pagamento.” - recorte do site da Feira.

O Coordenador Geral de Estágios, Empregos e Egressos do IFSULDEMINAS, Alex Silva, participou da FEMAGRI. De acordo com ele, o evento é um espaço para divulgar os cursos do IFSULDEMINAS, promover ações de ensino, pesquisa e extensão e estabelecer parcerias.

Para a professora Cristina Lúcia Janini Lopes, Coordenadora Geral de Extensão do Campus Muzambinho, a participação em eventos, ações e oficinas acaba trazendo para os estudantes além de uma vivência acadêmica, uma maneira dele se portar diante da comunidade e, com isso, mostrar o objetivo do Clube do Empreendedorismo do Campus Muzambinho. “Estamos abrindo oportunidades tanto de aprendizado para os estudantes, que fazem parte do Clube do Empreendedorismo, como também para que a comunidade conheça todo o ecossistema empreendedor que o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho tem para oferecer.” - acrescenta a professora.

O estudante do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, Rafael Garcia Alves, participou da FEMAGRI junto ao GETAM - Grupo de Estudo em Tecnologia Agrícola e Mecanização do Campus Muzambinho. O jovem explica que a Feira trata basicamente do foco estudado pelo seu Grupo de Estudo, maneiras de como utilizar a tecnologia na rotina do campo para auxiliar o produtor de forma sustentável. Rafael destaca também dois pontos importantes em participar de eventos como a FEMAGRI, no caso, ampliar o networking com produtores e aprimorar o ato de falar em público.

Os estudantes do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica e integrantes do GECAF, Leonardo Costa do Prado e Hedione Roberto Reis Junior, apresentaram no estande do Campus Muzambinho a vivência do grupo e o trabalho realizado dentro do Campus na área cafeeira. De acordo com eles, assuntos como a produção de sementes, mudas, empacotamento do produto já torrado e moído foram tópicos abordados durante a Feira.

O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Muzambinho teve a estudante Letícia Maria da Silva como uma das participantes da FEMAGRI. Ela comentou que os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica têm potencial para trabalho em conjunto, inclusive no que diz respeito a preocupações da área ambiental. A estudante, inclusive, aponta que os cursos possuem projetos em comum no GPLANTINVITRO.

Conheça algumas propostas apresentadas pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho:

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho apresentou diversos trabalhos expostos pelos Grupos de Estudos em Agropecuária - GEAGRO; em Tecnologia Agrícola e Mecanização - GETAM; Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF; Grupo de Estudos em Cultura de Tecidos Vegetais in vitro - GPLANTINVITRO; Grupo de Estudos em Suinocultura - GESUIF; pelo Centro de Validação Tecnológica; Clube de Empreendedorismo e pelas empresas juniores: ACAMjr; SOMA Jr e Agrifort Jr. A COOPAM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho também participou da FEMAGRI.

O GPLANTINVITRO apresentou suas linhas de pesquisa, projetos em andamento e exemplos práticos da aplicação da cultura de Tecidos Vegetais. Os expositores mostraram e explicaram sobre o cultivo de orquídeas e café cultivados in vitro para os produtores, alunos e comunidade.

O Centro de Validação Tecnológica (CVT) foi representado pelo professor Felipe, a supervisora Eduarda e alunos bolsistas da Agrifort Jr. Foram apresentados os dados iniciais do ensaio de 42 cultivares de café arábica, o modelo e dinâmica dos experimentos conduzidos no CVT.

O GEAGRO apresentou opções de adubos verdes e culturais anuais para serem cultivados nas entrelinhas do café, visando a conservação química, física e biológica do solo, bem como renda extra.

O Clube de Empreendedorismo do Campus Muzambinho foi representado pela líder Professora Cristina Lúcia Janini Lopes e pelos alunos que compõem a sua estrutura. A ideia foi apresentar o Clube aos visitantes contando que ele faz parte de um ecossistema ainda maior de empreendedorismo. O objetivo é aproximar os alunos das empresas a fim de prospectar parcerias, oferecer estágio e desenvolver negócios.

Durante a FEMAGRI, o GETAM apresentou para os produtores e visitantes um vídeo com um resumo das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudo. Entre as ações apresentadas constam a ajuda no Setor de Mecanização do Campus Muzambinho, pesquisas, apresentações e treinamentos ofertados pelo GETAM, no segundo semestre de 2022. Os integrantes também aproveitaram o evento para visitar e acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado agrícola, como por exemplo, tecnologias de aplicação de insumos e diversos setores ligados à mecanização agrícola.

Na FEMAGRI, os estudantes do Grupo de Estudos em Cafeicultura e também os estudantes da SOMA Jr. fizeram contato com produtores e apresentaram os trabalhos realizados no Setor de Cafeicultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O GECAF realizou uma dinâmica demonstrando características importantes na classificação do café, como formato e tamanho dos grãos e também, os defeitos presentes e suas causas vindas do processo de produção. A equipe SOMA Jr. fez a divulgação das ações extensionistas realizadas pela empresa e do portfólio de trabalho disponível em apoio às demandas das propriedades cafeeiras.

O GESUIF esteve presente na FEMAGRI para apresentar aos produtores os projetos e atividades que são realizados dentro do Setor de Suinocultura do Campus Muzambinho. Houve a participação dos alunos mostrando os projetos de extensão e a importância deles na suinocultura. Entre os vários projetos do GESUIF, foi apresentado o “Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre”, demonstrando um resultado positivo para o tipo de criação. Também foram apresentados fotos e índices zootécnicos do setor, além dos manejos que são realizados diariamente, as atividades que os alunos desenvolvem e como isto reflete na produção do Campus que é destinada ao consumo no Refeitório Estudantil e processada no Setor de Agroindústria para venda na COOPAM (Cooperativa Escola).

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e cedidas pela professora Ariana Vieira Silva

registrado em: