Programa de acolhimento ao servidor: Alencar Coelho da Silva

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 09h15 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 09h15

2 3Sou natural de São Pedro da União, filho de Alcides Coelho da Silva e Laurita Maria da Silva e tenho uma irmã, Maria Aparecida Silva. Comecei, em minha cidade natal, os estudos, na escola estadual Dom Hugo Bressane (primário), em seguida faço o ginásio na Escola Estadual Cel. João Ferreira Barbosa (ginasial), completando os estudos secundários na cidade de Guaxupé, pois a época não existia em São Pedro da União, concluindo o Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro (1987).

De 1989 a 1991, fiz o curso de Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé (incluso nesse intervalo a Licenciatura Curta em Ciências), concluída a Licenciatura parti para a especialização na área, orientado pelo prof. Luiz Roberto Dante, na UniClar, em Batatais (1994). Posteriormente, voltei às salas de aula, concluindo nova Licenciatura em Física (2001).

Minha trajetória profissional começou em 1993, lecionando Matemática e foi até 2014, quando passei em concurso do Instituto Federal de Minas Gerais para o cargo técnico de assistente de aluno, ingresso no Serviço Público Federal, indo trabalhar no Campus Congonhas daquela instituição.

Posteriormente, conseguiu a redistribuição para o IFSULDEMINAS - Campus Passos (2017), onde passei a ficar perto da família: Maria Helena Oliveira Silva (esposa) e Sophia Oliveira Coelho Silva (filha).

Em 2019, concluí o curso Técnico em Informática pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e mais recentemente obtive o título “Mestre em Ensino de Ciências e Matemática” pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021).

Com a vinda em colaboração técnica junto ao Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (lotado no CGAF) pretendo contribuir com os conhecimentos adquiridos ao longo de minha vida, estreitando ainda mais minha relação com essa instituição, passando de aluno a servidor (e um dia quem sabe possa vir a atuar como professor).

Em primeiro de Março de 2023, como presente de aniversário, comecei minha trajetória na instituição Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho, fazendo com que um antigo sonho se concretizasse!

Texto: Alencar Coelho da Silva