Em sua 10ª Edição, ENCONTEC quebra recorde de público

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 14h04 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 21h00

03 drone 2Após duas edições virtuais em razão da pandemia da COVID-19, o ENCONTEC (Encontro Tecnológico do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho) retoma seu tradicional formato presencial. A 10ª Edição ficou marcada não apenas pelo retorno do evento à presencialidade, mas também pelo número recorde de participantes, que somou mais de 830 pessoas entre estudantes, produtores, parceiros e servidores. Com tradição de mais de 10 anos, o evento promove a integração de diversos setores relacionados à agropecuária, e se vale da educação profissional para divulgar os projetos e os resultados de pesquisas obtidos no Campus Muzambinho.

Ariana Vieira Silva, professora do Campus Muzambinho e organizadora do ENCONTEC, é uma das idealizadoras do evento e explicou que o tema do Encontro é levantado durante palestras que são realizadas pelos acadêmicos em bairros rurais. Para ela, é muito importante que o Campus se aproxime da comunidade externa e seja capaz de agregar conhecimento e bons momentos a toda a família. Por isso, até mesmo a visita das crianças foi cuidadosamente planejada. “O evento foi pensado em toda a família, onde as crianças foram recebidas, no período da manhã, na brinquedoteca pelos tutores do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD e, no período da tarde, tiveram recreação com o curso de Educação Física.” - afirmou.

A Feira Tecnológica, os minicursos, apresentações e as diversas atividades do ENCONTEC buscaram incentivar o desenvolvimento do conhecimento científico a partir da oportunidade de intercâmbio e networking entre professores, técnicos administrativos, colaboradores, estudantes, empresas parceiras e visitantes.

Ariana destacou que os minicursos ministrados por diferentes profissionais com conhecimento técnico-prático com um ponto de vista bem diferente do que é ministrado em salas de aulas pelo ensino convencional também contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento científico.

O produtor rural Joanil Nunes Simões atua no ramo de pecuária leiteira, e é proprietário de terras no município de Guapé - MG. De acordo com ele, que participou pela primeira vez do ENCONTEC, o evento proporcionou grandes experiências, e ele pode visitar estantes onde conheceu novas máquinas e modelos para aprimorar o trabalho. “... foram apresentados alguns novos modelos de monitores usados em máquinas (Colheitadeiras) para agricultura de precisão, também acompanhei a apresentação da atividade de pulverização com drones e achei bem interessante a precisão do equipamento”.

Vale ressaltar que Joanil é pai de dois estudantes do Campus, além de egresso do Curso Técnico em Meio Ambiente e atualmente estudante do Curso Técnico em Cafeicultura.

O Produtor Rural Eduardo Léo, de Muzambinho - MG, atua com gado leiteiro e culturas anuais,e já participou de outras edições do ENCONTEC. De acordo com ele, o evento “foi uma feira muito interessante, visitei todos os estandes e tirei minhas dúvidas com os alunos, consegui novos contatos de vendedores e fiquei sabendo de cursos que terão em minha cidade que não tinha conhecimento”. Atualmente, Eduardo é aluno do 2º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

O Produtor Rural Ailton Pereira da Silva, proprietário de terras no Sítio Bananal, no município de Muzambinho, atua como cafeicultor. Ele contou que gostou muito do ENCONTEC, "... tem muita novidade que vai facilitar a vida do produtor rural, porque a melhor coisa que tem é você unir a teoria com a prática... trazendo pra prática vai ajudar muito a vida do produtor rural."

Os estudantes do Campus Muzambinho que se envolvem no ENCONTEC colocam em prática o Ensino, Pesquisa e Extensão, ações ligadas diretamente à missão da Instituição. A professora Ariana ressaltou que eles adquirem desenvoltura para lidar com as dúvidas dos produtores e são preparados para atuar no mercado de trabalho, inclusive no que diz respeito ao processo de realização de Dias de Campo.

Papo com as mulheres do Agro

Neste ano, o ENCONTEC contou ainda com uma novidade dentre as atrações: A roda de conversa "Papo com as mulheres do agro", um momento onde as participantes puderam discutir o papel e a importância da mulher no ambiente do agronegócio.

A roda de conversa integrou o ENCONTEC, e teve início por volta das 13h no auditório do prédio H, sendo conduzida pela professora Agda Prado.

As participantes da roda foram mulheres de múltiplas especialidades, em diversas etapas de formação e de diferentes idades. Em comum, todas se destacaram de alguma forma por sua contribuição e experiência dentro do cenário do agronegócio.

É o caso de Laís Carmo Leite, estudante do Campus Muzambinho, e que atingiu projeção no cenário nacional antes mesmo de completar os 18 anos, feito conquistado através do gerenciamento da marca de cafés especiais criada por ela e a família.

O evento contou com dinâmicas, compartilhamento de experiências e até mesmo degustação de café, ação orquestrada e conduzida pela estudante Laís, e foram registradas aproximadamente 70 pessoas

Os atores por trás do ENCONTEC

Atualmente, o ENCONTEC conta com exposições de trabalhos ligados a vários cursos e Grupos de Estudos (GEAGRO, GECAF, GETAM, GEGAM, GESUIF, GEBIF, GEFITO, GPLANTINVITRO) que compõem o Campus, contando também com o Grupo de Professores da Matemática; Clube de Empreendedorismo; LABSOFT; ESPAÇO MAKER; SAICE; Laboratório de Anatomia Veterinária; Museu de Veterinária; Hospital Veterinário; o CREA Jr. Empresas Juniores: ACAM, AGITA, AGRIFORT, INOVAVET E SOMA; Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Pró-Reitoria de Extensão. O evento engloba atividades de discentes e docentes dos cursos superiores de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Educação Física, Ciências da Computação, Pedagogia, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas através do PIBID e também dos cursos técnicos de Agropecuária, Alimentos, Enfermagem e Segurança do Trabalho. Em 2023, o ENCONTEC contou com a participação do Melhor Arroz/UFLA; GHPC/UFLA; GAPE/ESALQ/USP e EMBRAPII.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho, GEAGRO, Agrifort Jr e Mauro Filho (Drone)

registrado em: