Projeto Verticalize é realizado no Campus Muzambinho com estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2023, 13h59 | Última atualização em Quarta, 03 de Maio de 2023, 16h56

6Nos dias 26, 27 e 28 de abril, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho deu início ao “Projeto Verticalize”. O objetivo da ação é apresentar nossos cursos Superiores aos estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio deste Campus. A ação, idealizada pela Diretoria de Ensino e pelo Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos contou com o apoio do GREMA - Grupo de Estudos em Microbiologia Aplicada.

O GREMA, coordenado pela professora Ingridy Simone Ribeiro, acompanhou os estudantes dos terceiros anos dos Cursos Técnicos em Alimentos e Informática Integrados ao Ensino Médio. Os veteranos do Ensino Médio puderam conhecer parte dos laboratórios dos Cursos Superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Medicina Veterinária.

De acordo com o GREMA, os alunos visitaram o Museu de Anatomia da Medicina Veterinária (MUSV), o Laboratório de Anatomia da Medicina Veterinária, o Laboratório de Microscopia, o Laboratório de Formação de Educadores (LIFE), o Laboratório de Biotecnologia e o Laboratório de Zoologia.

O Professor Hugo Baldan Junior, Diretor de Ensino, explicou que o Projeto Verticalize possibilita ao estudante o contato mais direto com os cursos superiores ofertados pelo Campus Muzambinho. “Dessa forma, proporcionamos maior interação entre o estudante, que está se formando no curso integrado e que deseja permanecer conosco em cursos de graduação, com o dia-a-dia desses cursos, especialmente com o que se produz nos laboratórios específicos de cada curso. Isso favorece a tomada de decisão por parte do estudante que nesse período carece de orientação, o projeto tem essa premissa, ser antes de tudo um instrumento de orientação aos estudantes”.

Gabriel Moraes, estudante do Curso de Ciências Biológicas e integrante do GREMA, acompanhou as visitas do Projeto “Verticalize” e, o estudante apontou que “foi uma experiência incrível apresentar aos alunos que prestarão os vestibulares e o ENEM, levando-os a conhecer um pouco do espaço acadêmico e, quem sabe, despertar o interesse por ingressarem em um de nossos cursos”.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: