18ª SEMINFO aborda temas diversos ligados à área da Tecnologia da Informação

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 07h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 07h25

DSC 5720Entre os dias 8 e 10 de maio, aconteceu a 18ª SEMINFO - Semana da Informática do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A solenidade de abertura aconteceu no Auditório do Prédio H e contou com estudantes e professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Curso Técnico Subsequente em Informática na modalidade de Educação a Distância e Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação.

O objetivo da Semana da Informática é proporcionar aos estudantes a atualização e compartilhamento de conhecimentos, apresentar novas tecnologias, novas metodologias de trabalho e tendências na formação profissional na área da TI - Tecnologia da Informação, além da integração dos cursos Técnicos em Informática na modalidade Integrada ao Ensino Médio e Subsequente na Educação a Distância e o Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação do Campus Muzambinho. As atividades da Semana foram realizadas no formato híbrido, com atividades presenciais e remotas, assim contemplando os três cursos do Campus e a comunidade externa.

Na sua 18ª edição, a SEMINFO abordou temas relevantes para a área como por exemplo: Flutter, e-sports, qualidade e testes de software, mineração de dados, game design, maratonas de programação, redes, arquitetura de redes, sistemas operacionais, ChatGPT, processamento digital de imagens, Iniciação científica, TCCs, Inteligência Artificial, mídias sociais, mercado de trabalho entre outros. A palestra de abertura foi ministrada pelo Professor Paulo César dos Santos e abordou o "Programa Campus Inteligente".

O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, participou da SEMINFO e enfatizou a importância da Semana na formação dos estudantes. O Diretor também destacou a participação ativa do Centro Acadêmico “Alan Turing” do Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação na organização da Semana da Informática.

De acordo com o Coordenador do Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação, professor Rodrigo César Evangelista, “os alunos puderam assistir a apresentações de TCCs do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e discutir sobre as pesquisas, desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico, aprender sobre temas atuais e relevantes da ciência, além estabelecer contato com profissionais da área”.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e SEMINFO

registrado em: