Dia do Orgulho Autista - Data traz reflexão sobre transtorno do espectro autista

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 11h46 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 11h46

Data traz reflexão sobre transtorno do espectro autista que atinge 2 milhões de pessoas no país e visa também trazer orgulho de serem o que são e como são!

Por que comemorar o Dia do Orgulho Autista?

O principal e grande objetivo deste dia do orgulho autista, comemorado 18 de junho, é mudar a visão quanto ao autismo e suas particularidades, mostrando que autismo não é uma “doença” e sim uma condição. É uma data de  elebração e luta por respeito aos direitos e à neurodiversidade. Este dia traz o empoderamento dos autistas, impulsionando a causa e luta por políticas públicas que assegurem seus direitos.

Como foi surgido esta data?

No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. (Aspie é uma forma como muitos autistas se denominam, e é uma
nomenclatura derivada de “Asperger”, da Síndrome de Asperger). O objetivo da proposta era fortalecer o movimento da neurodiversidade e esclarecer a sociedade que o autismo não é uma doença e sim uma condição. Foi criado para fins de desmistificar o autismo e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em 2005, com o tema “aceitação sim, não cura”, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas autistas se reuniram pela primeira vez no Brasil, em Brasília, com a proposta de mudar o olhar negativo da sociedade e também chamar atenção dos governantes no sentido de buscar políticas públicas e inclusão dessas pessoas. O tema era um clamor para aceitar as diferenças sem rotular como doença.

E aí, gostou desta informação do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas)?

A luta pela inclusão é contínua e cabe a todos nós!

Texto: Gabriela Camargo, membro do Napne da comunidade externa
Arte: Juliano Strabeli

11.45.41

registrado em: