7º Congresso de Educação Física e 2º Congresso Internacional de Educação Física do Sul de Minas Gerais é realizado no CeCAES

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 15h54 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h28

DSC 6623Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram o 7º Congresso de Educação Física do Sul de Minas Gerais e o 2º Congresso Internacional de Educação Física do Sul de Minas Gerais, no CeCAES - Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde, nos dias 14, 15 e 16 de junho. O evento, que nesta edição teve 173 participantes inscritos, contou com a participação on-line de quatro professores do exterior: Portugal, Chile, Argentina e Uruguai. O Congresso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Muzambinho.

Os Congressos contaram com diversas palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, mostra de trabalhos, apresentações culturais eafé com prosa. Na abertura oficial dos Congressos, realizada na noite do dia 14 de junho, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza esteve presente e relembrou que sua mãe é egressa da primeira turma do Curso de Educação Física de Muzambinho da antiga ESEFM. O Diretor-Geral também destacou a atuação do Centro Pós Covid-19 que foi montado no CeCAES para atender as necessidades da comunidade. O Centro funcionou em parceria com a Prefeitura Municipal e os Cursos de Educação Física.

O Prefeito Municipal, Paulo Sérgio Magalhães, participou da abertura e frisou a importância da parceria da Prefeitura com o Instituto e com os Cursos de Educação Física do Campus. De acordo com ele, os estudantes da Educação Física atuam em diversas frentes do município como: APAE, Escolas, Secretaria de Esportes, na saúde e na cultura, por exemplo.

Durante a abertura, o Grupo de Dança Diversitá apresentou-se com o tema "Fato ou Fake". A performance do grupo abordou o fácil acesso às ferramentas tecnológicas que podem criar um caos na propagação das Fake News.

O professor Mateus Camargo Pereira, Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física, conduziu as homenagens da noite direcionadas à professora Daniela Gomes Martins Bueno e ao professor Laércio Elias Pereira e aos egressos da Educação Física: Jean Augusto Coelho Guimarães, Evandro José de Figueiredo, Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande e Márcio Luiz de Almeida Bueno.

O professor Reginaldo de Carvalho Silva Filho ministrou uma oficina sobre Medicina Chinesa durante os Congressos. Ele explicou que o objetivo foi apresentar aos participantes uma nova maneira de olhar o cliente e o paciente. “A Medicina Chinesa tem esse olhar diferenciado, é a mesma pessoa, mas nós temos uma outra forma de compreender. Então, o objetivo primário era introduzir e apresentar a Medicina Chinesa e as teorias que dão sustentação para que a gente tenha esse olhar diferenciado”.

O estudante do 5º período do Curso Superior de Bacharelado em Educação Física, Mateus Honório, participou das atividades promovidas no 7º Congresso de Educação Física do Sul de Minas Gerais e no 2º Congresso Internacional de Educação Física do Sul de Minas Gerais. O jovem contou que o minicurso que mais lhe chamou a atenção foi o “Prescrição de Exercícios Físicos para Diabéticos”, ministrado pelo professor Vilmar Baldissera da UFSCar - Campus São Carlos. “Eu gostei mais do minicurso prescrição de treinamento para grupos diferenciados pela questão de você enxergar essa ideia de treinamento para o maior número de pessoas possíveis que você vá atender”. Mateus também relatou que participar dos Congressos ampliou sua visão na busca por conhecimento e rede de contatos.

A frente da Comissão Organizadora dos Congressos esteve o professor Wonder Passoni Higino, ele explicou que o evento foi realizado graças à expertise de diversos profissionais, desde os diretores, docentes, passando pelos colaboradores terceirizados, técnicos administrativos de diversos setores e, principalmente, pela colaboração dos estudantes. “O conhecimento dessas pessoas e a dinâmica de trabalho de todas essas pessoas. Se nós não tivéssemos essa gama de pessoas, os setores envolvidos, nós não conseguiríamos ter um congresso da forma como nós temos aqui na Educação Física” - explicou o professor.

O professor Wonder relatou que o tema dos Congressos foi “Fato ou Fake”. De acordo com ele, o intuito foi trazer professores renomados para abordarem a temática, aproximar os estudantes dos cursos de Educação Física de conteúdos científicos e afastá-los das mentiras que são propagadas nas redes sociais.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: