IFSULDEMINAS lança Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação em Educação Inclusiva (PIBIEI)

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 08h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 08h12

Os campi ineressados em participar do projeto devem lançar editais próprios para seleção de bolsistas para atuarem junto ao NAPNE

- Chamada aos campi (Edital 161/2023)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou, nesta semana, a primeira ação do Programa Institucional de Promoção da Igualdade e da Diversidade. O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação em Educação Inclusiva (PIBIEI) foi criado a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva.

A proposta do PIBIEI é oferecer bolsas para estudantes de Licenciatura do IFSULDEMINAS que irão acompanhar as ações conduzidas pelos NAPNEs (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) localizados nos campi do Instituto, onde atuarão de forma presencial por até 20 horas semanais, num período de cinco meses, entre agosto e dezembro de 2023.

De acordo com a coordenadora de Ações Inclusivas do IFSULDEMINAS, Mayara Lybia Silva Muniz, esta ação é ofertada a todos os alunos matriculados em cursos de Licenciatura da instituição. “O público-alvo é abrangente, considerando que a formação para o trabalho com alunos com necessidades educacionais específicas é uma demanda de todos os professores, não somente daqueles que realizam o Atendimento Específico e Especializado (AEE)”.

O valor da bolsa PIBIEI será de R$ 750,00 por mês e cada campus será responsável por realizar a própria seleção dos bolsistas, na quantidade máxima de cinco licenciandos por unidade do IFSULDEMINAS. Os campi têm até o dia 07 de julho de 2023 para publicar os editais que irão regulamentar o processo seletivo. Acesse aqui a chamada pública aos campi do Instituto para lançarem editais do PIBIEI.

O recurso destinado para as bolsas do PIBIEI vem da verba adicional recebida pelo IFSULDEMINAS, em maio deste ano, direcionada à Assistência Estudantil. O montante foi repassado pelo Governo Federal que, na época, havia anunciado a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino superior. Além do PIBIEI, outras ações institucionais serão contempladas com a verba extra, como o Programa Auxílio Estudantil e futuros editais de apoio aos Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Texto: Dicom IFSULDEMINAS

Data: 30/06/2023